Wilson Lima reforça compromisso com energia em comunidades isoladas do AM
No evento da Aneel, governador ressaltou investimentos em gás natural, energia solar e outras matrizes energéticas

Fotos: Alex Pazuello/Secom
O governador Wilson Lima ressaltou, nesta quarta-feira (17/09), a necessidade de garantir fornecimento contínuo e de qualidade de energia elétrica para as comunidades isoladas do Amazonas. A declaração foi feita durante a abertura do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel), promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no Centro de Convenções Vasco Vasques.
Durante o evento, Lima também defendeu o uso de fontes de energia menos poluentes, como o gás natural, considerado um combustível de transição. Ele citou ainda ações do governo estadual para fortalecer o setor, como a quebra do monopólio do gás no estado.
“Dos 130 sistemas isolados existentes na Amazônia, 92 estão no Amazonas. Isso mostra a urgência de discutirmos soluções que levem não apenas segurança energética para essas comunidades, mas também alternativas capazes de reduzir a emissão de COâ e dar a nossa contribuição à agenda climática global”, afirmou Wilson Lima.
Estiveram presentes à abertura do evento o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, o diretor-presidente da Eneva, Lino Cançado, e o diretor do Citeenel, Fernando Mosna, além de representantes do setor energético, pesquisadores, empresas e lideranças internacionais.
O governador Wilson Lima destacou em seu discurso, durante o Citeenel, o potencial energético do Amazonas, que abriga a maior reserva de gás onshore do país, com estimativa de até 100 bilhões de metros cúbicos. Ele relembrou que, com a adoção do Novo Marco Regulatório do Gás em 2021, o estado rompeu monopólios e atraiu novos investimentos, como a inauguração da primeira usina a gás natural do Norte voltada a operações portuárias, em Manaus, utilizando gás do campo do Azulão. O projeto é pioneiro no país e contribui para reduzir custos logísticos e emissões de carbono.
Lima também destacou o crescimento da geração distribuída solar no estado, que avançou 528% entre 2021 e 2024 e já chega a 48 dos 62 municípios. Segundo ele, a energia solar é fundamental para reduzir a dependência do diesel em comunidades isoladas. O governador defendeu ainda a transformação dos sistemas isolados em modelos híbridos até 2030, combinando fontes como solar, biodiesel e gás natural, com o objetivo de reduzir custos, ampliar o acesso e promover uma matriz energética mais limpa e sustentável no interior do Amazonas.
O governador Wilson Lima anunciou que o Amazonas está finalizando um marco legal para a transição energética, com previsão de aprovação até novembro de 2025. A medida visa garantir segurança jurídica, atrair investimentos e promover o desenvolvimento sustentável no estado.
O anúncio foi feito durante o Citeenel 2025, principal congresso nacional sobre inovação e eficiência energética, realizado em Manaus. O evento reúne autoridades e especialistas para discutir soluções energéticas com foco em sustentabilidade, segurança e inclusão.