Banner Mocambo Maior
Ultimas Noticias

Wilson Lima inaugura primeira etapa do Prosai Parintins

A nova infraestrutura entra em operação imediata, garantindo água tratada e de qualidade

27/06/2025 08h42 Por: Márcio Costa
Wilson Lima inaugura primeira etapa do Prosai Parintins

Fotos: Mauro Neto/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou nesta quinta-feira (26/06), véspera do 58º Festival Folclórico de Parintins, a primeira etapa do novo sistema de abastecimento de água da cidade, solucionando um problema histórico. A nova infraestrutura entra em operação imediata, garantindo água tratada e de qualidade durante o evento e proporcionando uma solução definitiva para toda a área urbana.

 

A entrega faz parte do Programa de Saneamento Integrado (Prosai Parintins), que visa promover uma transformação estrutural no município. Nessa fase, foram instalados nove poços profundos em funcionamento e 26 quilômetros de novas redes de distribuição, com captação de água do aquífero Alter do Chão, a cerca de 200 metros de profundidade e considerado de alta qualidade.

 

“Antes os carros tinham que ir lá pra próximo do aeroporto para realizar o abastecimento, hoje eles vão fazer o abastecimento aqui e em outras áreas. Vamos ter 4 centros de distribuição”, destacou o governador Wilson Lima.

 

As obras do Prosai Parintins são executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa contempla, além de saneamento básico e urbanização, a construção de equipamentos urbanos, habitação e reflorestamento.

 

Na primeira etapa, foram entregues nove poços profundos, com 200 metros de profundidade, mais que o dobro dos poços anteriores, que variavam entre 60 e 80 metros. Esses novos poços captam água do aquífero Alter do Chão, considerado o maior reservatório de água doce do mundo, e já foram analisados, comprovando a pureza da água.

 

O projeto completo do Prosai Parintins prevê 44 quilômetros de rede de distribuição, perfuração de dez poços, recuperação de sete poços existentes e construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs), com um investimento total de R$ 53,7 milhões.