Wilson Lima destaca avanços na proteção infantil com primeiro Centro Integrado estadual do Brasil
O espaço será o primeiro do Brasil sob gestão estadual e está com 98% das obras concluídas
FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom
O governador Wilson Lima apresentou, nesta última quinta-feira (25), durante a abertura do 1º Curso de Capacitação Continuada para Conselheiros Tutelares do Amazonas (CapacitaCon), os avanços da política estadual de proteção à infância e adolescência. Ele destacou a implantação do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente vítima de violência, em Manaus. O centro, o primeiro do Brasil sob gestão estadual, está com 98% das obras concluídas e deve ser inaugurado em outubro deste ano.
“Temos entendido de forma muito clara que as políticas de proteção e, também, de punição precisam ser cada vez mais aperfeiçoadas. Mas é necessário trabalhar de forma integrada, para que o crime não aconteça. Esse é o nosso objetivo principal: evitar que a criança e o adolescente entrem em condição de vulnerabilidade. Por isso, temos integrado todas as secretarias do governo para atuar desde a maternidade, garantindo dignidade, educação de qualidade e acolhimento nas escolas e nas demais estruturas do Estado”, afirmou o governador Wilson Lima.
O evento contou com a presença da senadora e ex-ministra Damares Alves; do deputado federal Silas Câmara; do presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), Jonatas Câmara; da ex-ministra Cristiane Britto, atual secretária-geral do Mulheres Republicanas Nacional; e da secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa.
Localizado no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, o centro é o nono do Brasil nesse formato, mas o primeiro sob gestão direta de um governo estadual. O investimento de R$ 5 milhões foi viabilizado por meio de uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e outras instituições da rede de proteção.
Além disso, há um convênio federal de R$ 1,9 milhão para aquisição de equipamentos. A obra está sendo executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e pela Sejusc, que também ficará responsável pela gestão do centro.
Estrutura
O Centro Integrado terá 39 ambientes distribuídos em dois andares, com serviços como boletim de ocorrência, escuta especializada, atendimento psicológico, exames, perícias, apoio jurídico e acolhimento emergencial.
A estrutura inclui brinquedoteca, fraldário, recepção humanizada e entrada exclusiva para vítimas e familiares, garantindo privacidade e evitando contato com agressores. O objetivo é reduzir a revitimização e oferecer atendimento rápido e humanizado.
De acordo com a conselheira tutelar Ângela Santos, coordenadora do CapacitaCon, a iniciativa fortalece a rede de proteção no estado. “Nós entendemos que com conselheiros capacitados, teremos crianças mais protegidas. O trabalho do conselheiro tutelar é garantir que as leis que protegem os direitos das nossas crianças e adolescentes sejam preservadas. E ter aqui o apoio e a parceria do Governo do Estado é muito importante. Receber o anúncio do Centro Integrado neste encontro é um presente para nós”, destacou.