Banner Mocambo Maior
Ultimas Noticias

Wilson Lima destaca avanços da segurança pública no Fórum Brasileiro

Governador do Estado destacou investimentos em recursos humanos, tecnologia e estrutura como pilares para a redução da criminalidade

15/08/2025 11h04 Por: Amanda Soares /Portal Clube Fm
Wilson Lima destaca avanços da segurança pública no Fórum Brasileiro

Foto: Antônio Lima

O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou nesta última quinta-feira (14/08), durante o segundo dia do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os avanços da segurança no estado desde 2019. O evento, realizado pela primeira vez em Manaus, contou com autoridades nacionais da área, pesquisadores e especialistas, e teve como tema central a relação entre segurança pública e meio ambiente, no contexto pré-COP30.

 

Em sua participação na conferência “Caminhos Estaduais para Redução da Violência e da Criminalidade”, ao lado do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, Wilson Lima afirmou que os resultados obtidos são fruto de uma estratégia integrada, combinando investimentos em recursos humanos, tecnologia e infraestrutura.

 

“Nós tínhamos a missão de montar toda essa base tecnológica, criar novos sistemas e mudar culturas administrativas. Em 2019, o estado teve praticamente zero avanços tecnológicos e, hoje, essa é uma das nossas maiores fortalezas. As grandes preocupações eram o sistema prisional e o combate ao tráfico, levando em consideração a nossa realidade. Hoje, com investimentos consistentes, estamos cumprindo a nossa missão”, afirmou.

 

O evento, que reuniu autoridades nacionais da área, contou com a presença de secretários de segurança de todo o país, pesquisadores e especialistas, além da deputada estadual Alessandra Campelo; do secretário de Segurança, Vinícius Almeida; do comandante-geral da Polícia Militar, Klinger Paiva; do Delegado Geral Adjunto, Guilherme Torres, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Orleiso Muniz; do secretário de Administração Penitenciária, Paulo César Oliveira.

 

Entre os avanços destacados pelo governador estão:

 

  • Realização do primeiro concurso público para forças de segurança em 11 anos, em 2022, com 2,8 mil novos policiais e bombeiros;
  • Implantação do Sistema Paredão, com mais de 1,3 mil câmeras inteligentes, equipamentos de reconhecimento facial e leitura de placas;
  • Investimentos de R$ 1 bilhão desde 2019 em infraestrutura; renovação da frota com 621 viaturas e 100 motocicletas em 2025; entrega de 5 bases fluviais avançadas e 10 lanchas blindadas;
  • Redução de 99% nos roubos a rotas do Distrito, queda de 50,7% nos roubos a transporte coletivo, diminuição de 28% nos homicídios e de 19% nos roubos a comércios.

 

No combate ao tráfico, o estado registrou recorde histórico de apreensões em 2024, com 43,2 toneladas de drogas retiradas de circulação. Em 2025, ocorreu a maior apreensão da história do Amazonas em uma única operação, com 6,5 toneladas interceptadas. No primeiro semestre deste ano, já foram apreendidas 25 toneladas, 16% a mais que no mesmo período de 2024.

 

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, elogiou os resultados alcançados pelo Amazonas e reforçou a importância da cooperação entre estados.

 

“O Amazonas tem tido resultados, o Espírito Santo tem tido resultados, e essa troca de experiências e tecnologia é essencial para que possamos entregar ao cidadão aquilo que ele mais deseja hoje: um ambiente de mais segurança”, disse.

 

O Fórum, que ocorre de 13 a 15 de agosto, reúne mais de 1,3 mil participantes, 45 mesas de debate, duas conferências e cerca de 200 especialistas. A abertura aconteceu na terça-feira (13/08), no Teatro Amazonas, quando Wilson Lima já apresentou índices de redução da criminalidade e reforçou a estratégia de integração entre tecnologia, efetivo e estrutura.

 

O diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, destacou que Amazonas e Espírito Santo têm apostado em gestão que alia tecnologia, valorização profissional e inteligência estratégica.

 

“Para enfrentar uma criminalidade cada vez mais capitalizada, é preciso investir em bons sistemas, cruzar informações e conduzir investigações qualificadas. Os dois governadores mostraram que estão fazendo isso”, afirmou.