Vanessa Gonçalves participa de ação do CAPS II e reforça valorização da vida
A ação faz parte da programação do Setembro Amarelo e proporcionou um momento de acolhimento, escuta e diálogo entre os participantes

Foto: Simone Brandão
Na tarde desta última quarta-feira (03), a prefeita em exercício de Parintins, Vanessa Gonçalves, participou do Grupo Terapêutico Comunitário – Compartilhando Vivências e Experiências, promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial “Adolfo Lourido” (CAPS II). A ação faz parte da programação do Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida.
O encontro proporcionou um momento de acolhimento, escuta e diálogo entre usuários, comunidade e profissionais da saúde mental, sendo conduzido pelos psicólogos Gustavo Carneiro e Orlando de Barros.
Durante a atividade, Vanessa Gonçalves destacou a relevância da campanha e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a saúde mental da população. ““O Setembro Amarelo é um momento de reflexão, precisamos olhar com mais sensibilidade para a saúde mental, acolher uns aos outros e compreender que às vezes nós precisamos de ajuda. Quero parabenizar o CAPS II e todos os profissionais envolvidos nesse trabalho que há seis anos vem fazendo diferença na vida de tantas pessoas”, enfatizou a vice-prefeita.
Gustavo, relatou que a iniciativa busca fortalecer o cuidado com a saúde mental, criar um ambiente de apoio e dar voz às experiências pessoais dos participantes.
“Hoje, o grupo comunitário exerce um papel fundamental em Parintins: promover o diálogo e servir como ponte de comunicação entre o CAPS II e a população. É nesse espaço que discutimos temas relacionados à saúde mental, intervenções, além de questões emocionais e comportamentais”, afirmou o psicólogo.
O grupo comunitário completa seis anos em setembro deste ano. A programação do Setembro Amarelo em Parintins segue com diversas atividades educativas e de mobilização social, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), com foco na conscientização sobre os sinais de sofrimento emocional e na importância da prevenção.