Geral

Universidade do Folclore Paulinho Faria mantém atividades artísticas

O projeto atende atualmente cerca de 100 crianças em oficinas de de violão, desenho, pintura, artesanato, percussão e dança

10/02/2026 10h45 Por: Assessoria de Comunicação Boi Garantido
Universidade do Folclore Paulinho Faria mantém atividades artísticas

Foto: Yasmin Cadore

A Universidade do Folclore Paulinho Faria segue com suas atividades a todo vapor, reforçando seu papel na educação cultural e artística e, no incentivo às novas gerações do Boi Garantido. O projeto atende cerca de 100 crianças, com o trabalho de 10 profissionais, oferecendo oficinas que estimulam o aprendizado artístico e o desenvolvimento social.

 

Atualmente, a escolinha funciona em um dos anexos da Cidade Garantido, no segundo piso, onde as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 17h30, reunindo meninos e meninas em atividades que envolvem oficinas de violão, desenho, pintura, artesanato, percussão e dança.

 

A nova etapa da universidade teve início em outubro, marcando o retorno efetivo das atividades, e segue até maio, quando será realizada a finalização do processo com exposições e apresentações dos trabalhos desenvolvidos.

 

Segundo a diretora da Universidade do Folclore, Irlany Ramos, o projeto mantém uma programação estruturada de oficinas e segue com alta procura por parte das famílias.

 

“A demanda foi muito alta e o retorno dos alunos tem sido maravilhoso. Recentemente abrimos algumas vagas extras, que já estão quase preenchidas; restam apenas uma ou duas em cada oficina. É um trabalho minucioso, voltado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com o grande objetivo de manter viva a nossa cultura, especialmente a cultura do Boi Garantido”, reforçou.

 

A diretora destacou ainda que a continuidade e o fortalecimento das atividades só são possíveis graças ao apoio de parceiros que acreditam no projeto e contribuem diretamente para a formação cultural das crianças atendidas pela universidade.

 

“Para alcançarmos esse resultado positivo, precisamos agradecer à Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, ao presidente Fred Góes, ao vice-presidente Mário Alvo Brandão e de toda a diretoria, que têm um carinho enorme por este projeto. Também à Superterminais que tornou esse retorno possível, ao vereador Telo Pinto, que sempre nos apoia em todas as atividades que realizamos, e a nossa madrinha, Mayra Dias, que está sempre ao nosso lado em tudo o que fazemos com as crianças e nos festejos”, destacou.

 

O professor da oficina de percussão, Anderson Carvalho, destaca o impacto positivo das atividades na vida dos alunos.

 

“A música funciona como uma forma de terapia. Querendo ou não, ela desenvolve tanto o aprendizado mental quanto a coordenação motora. Isso é muito importante para a vida escolar e para tudo o que elas forem fazer. Contribui para que possam crescer e se desenvolver, além de contribuir, também, cultural e musicalmente para que possam sair daqui como grandes artistas e músicos”, enfatizou.

 

A Universidade do Folclore segue com as atividades em andamento e ainda possui algumas vagas disponíveis para pais e responsáveis que desejam matricular seus filhos. A iniciativa cumpre um papel social importante em oferecer um ambiente seguro e criativo para crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento artístico, educacional e social dos alunos.