BANNER SUPERIOR
Ultimas Noticias

Sidney Leite quer que CPMI investigue fraudes em empréstimos do INSS

O deputado federal afirmou que o sistema do INSS é vulnerável e facilita desvios de recursos

20/08/2025 18h46 Por: Amanda Soares
Sidney Leite quer que CPMI investigue fraudes em empréstimos do INSS

Foto: Divulgação

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), membro da CPMI que investiga fraudes no INSS, protocolou nesta quarta-feira (20/08) um requerimento para incluir denúncias de bancos sobre descontos ilegais em empréstimos consignados de aposentados e pensionistas nas apurações.


Leite afirmou que o sistema do INSS é vulnerável e facilita desvios de recursos. Durante a abertura dos trabalhos da CPMI, destacou que a comissão investiga fatos, não réus, e pediu apoio dos parlamentares para aprofundar as investigações.

 

“Esta CPMI deve garantir que todos os envolvidos no desvio de recursos da Previdência Social sejam devidamente investigados e encaminhados aos órgãos competentes para punição”, disse o parlamentar.


Sidney Leite também citou problemas no sistema de concessão de benefícios: “Hoje temos uma fila significativa de espera para aposentadorias e benefícios, com casos de pessoas que chegam a falecer sem garantir o seu direito. E, no dia em que recebem o benefício, bancos entram em contato oferecendo empréstimos consignados. Esse sistema frágil do INSS facilita a corrupção e o giro indevido de dinheiro”, afirmou.

 

Desde o início do ano, Leite denunciou essas práticas ao Banco Central, TCU e Polícia Federal e apresentou um projeto de lei para reforçar a fiscalização de agentes bancários e proteger os beneficiários.


Nos seis primeiros meses de 2025, foram registradas 37 mil reclamações no portal Consumidor.gov, das quais 19 mil eram de aposentados que afirmaram não ter contratado nenhum empréstimo consignado — um aumento de 119% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sidney Leite