Banner Mocambo Maior
Ultimas Noticias

Semana Acadêmica de Direito da Fametro Parintins promove mutirão de atendimentos para idosos

Evento promove 200 audiências de conciliação entre idosos e bancos com participação de estudantes de Direito.

05/08/2025 11h32 Por: Amanda Soares/Portal Clube Fm
Semana Acadêmica de Direito da Fametro Parintins promove mutirão de atendimentos para idosos

Dra. Letícia de Liz e Juíz Dr. Luiz Cláudio Chaves. Foto: Amanda Soares

A Faculdade Fametro de Parintins deu início, nesta segunda-feira (4), à sua Semana Acadêmica de Direito com ações voltadas tanto à formação dos estudantes quanto ao atendimento da comunidade. A programação inclui um mutirão de atendimentos cíveis voltados exclusivamente a pessoas idosas com processos judiciais contra instituições bancárias.

 

A abertura contou com um curso de capacitação em mediação, ministrado pelo juiz Dr. Luís Cláudio Chaves. O treinamento prepara os alunos do 7º e 8º períodos do curso de Direito para atuarem, como estagiários do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), nas audiências programadas para os dias 5, 6 e 7 de agosto.



Ao todo, serão realizadas cerca de 200 audiências, todas voltadas a causas cíveis envolvendo idosos. “Essas audiências são específicas para processos entre idosos e bancos. A ideia é oferecer celeridade e garantir acesso à justiça para esse público”, destacou o juiz Luís Cláudio, que acompanha presencialmente os trabalhos e supervisiona os estudantes, ao lado de servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

 

As audiências são promovidas em parceria com o TJAM, por meio da Comissão do Idoso, e acontecem em formato simultâneo, com 20 sessões ocorrendo ao mesmo tempo. A medida visa acelerar o andamento de processos que muitas vezes enfrentam lentidão na tramitação judicial.

 


De acordo com a coordenadora da Semana Acadêmica, professora Dra. Letícia de Liz, a iniciativa busca ampliar o acesso à justiça na região. 

 

 “Nós queremos levar a justiça pro interior do estado do Amazonas, então queremos atender o máximo de pessoas possíveis. Nós temos em média 200 audiências e queremos dar celeridade aos processos que muitas vezes estão parados e precisamos dar continuidade”, explica Dra. Letícia.


A ação foi elogiada pelos participantes. “É  legal, eu achei bom, tudo que eu vim fazer deu certo. Eu fui bem atendida, fico feliz também pois o que eu vim fazer foi resolvido”, relatou a aposentada Ermelinda Gomes, uma das atendidas no mutirão.

 


Para os estudantes, a experiência representa uma oportunidade única de vivência profissional. “É muito gratificante. Estamos no final do curso e essa prática contribui muito para nossa formação. É o nosso primeiro contato direto com o que enfrentaremos fora da universidade”, disse a acadêmica Ianey Liz da Silva.

 

Ela também agradeceu à instituição e à professora Letícia pelo incentivo. ““Agradecemos de coração pelas a Universidade nos proporcionar uma atividade que colabora com o perfil e a grade escolar dos alunos. Agradecemos também de coração a professora Letícia, que proporcionou esse momento na nossa Semana Acadêmica de Direito”, agradece Ianey.