Geral

Prefeitura de Parintins realiza mutirão de endoscopia

Com a nova ação, o município já ultrapassa a marca de 100 exames realizados somente em 2025 na rede pública de saúde

12/09/2025 10h29 Por: Márcio Costa
Prefeitura de Parintins realiza mutirão de endoscopia

Foto: Márcio Costa

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão de endoscopia, beneficiando 35 pacientes nesta última semana. Com a nova ação, o município já ultrapassa a marca de 100 exames realizados somente em 2025 na rede pública de saúde, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Mateus Assayag com a saúde da população.

 

O procedimento foi conduzido pelo cirurgião endoscopista Dr. Bruno Bittencourt. Segundo ele, a endoscopia digestiva alta é um exame de extrema importância na detecção das doenças do aparelho digestivo superior: esôfago, estômago e duodeno. "É um exame preventivo que permite detectar doenças precocemente, principalmente no estômago, proporcionando tratamento mais rápido e aumentando as chances de cura. Pessoas com dor de estômago, queimação ou gosto amargo na boca devem procurar atendimento médico e verificar a necessidade do exame”, explicou o especialista.

 

O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, ressaltou que o mutirão consolida o compromisso da gestão municipal com os cuidados em saúde. “Na administração do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, mais de 100 pacientes já foram beneficiados com o exame de endoscopia em Parintins. Esse mutirão vem para consolidar todo esse trabalho de investimento e cuidado humanizado, tratando muito bem da nossa população”, destacou.

 

O enfermeiro Raí Cardoso reforçou a relevância do exame e explicou como a população pode ter acesso ao procedimento. “Só em 2025 já ultrapassamos 100 exames realizados pela Prefeitura, de forma gratuita pelo SUS. Para ter acesso, o paciente precisa passar por um clínico geral, receber a requisição e procurar o Serviço Social, que faz o encaminhamento para a realização do exame”, informou.