PMAM reforça ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Unidade especializada conta com Sala Rosa para atendimento reservado da mulher vítima

Fotos: Samara Aires e Arquivo/ PMAM
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) reforça a atuação da Ronda Maria da Penha (RMP), com foco no atendimento e prevenção de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, antes e durante o 58º Festival de Parintins, que acontece de sexta-feira a domingo (27 a 29/06).
Na ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus), a Ronda Maria da Penha completa dois anos de atuação este ano, com estrutura já consolidada no 11º Batalhão de Polícia Militar do município, e tem desempenhado um papel crucial no combate à violência doméstica.
A unidade policial dispõe da Sala Rosa no 11º BPM, espaço reservado para atendimento a mulheres em situação de violência, e conta com efetivo treinado por meio de parcerias com instituições da rede de proteção. A equipe policial da RMP também estará presente em pontos de maior circulação de pessoas e tem um canal direto para denúncias e orientações, por meio do (92) 99527-8008
O comandante da Operação Parintins 2025, tenente-coronel Hildvaney Freitas, explica que a unidade especializada manterá o trabalho rotineiro durante este período, além de atuar em conjunto com demais órgãos estaduais e municipais, visando levar segurança às mulheres vítimas de violência.
“Para este período, um efetivo da Ronda Maria da Penha de Manaus irá somar-se ao efetivo da unidade de Parintins, pois durante o festival atuarão em conjunto no trabalho rotineiro de fiscalização de medida protetiva de urgência e atendimento das ocorrências, além de integrarem ações com outros órgãos, como o protocolo ‘Não é Não’ da Sejusc”, explicou o comandante.
O protocolo “Não é Não” faz parte das ações da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que são norteadas pela Lei 14.786, que consiste no acolhimento à mulher em situação de violência, suporte imediato para garantir um ambiente seguro e acolhedor, e autonomia da pessoa agredida, respeitando suas decisões.
Linhas Diretas da PMAM para Atendimento e Denúncias
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) disponibilizou linhas-diretas para atendimento em casos de emergência e denúncias durante o 58° Festival de Parintins. Os números são:
-
11º BPM: (92) 99270-7803
-
CPTur: (92) 98842-1741
-
Ronda Maria da Penha: (92) 99527-8008
Além disso, os serviços disque-denúncia estão disponíveis pelos números 190 (PMAM) e 181 (SSP-AM), funcionando na Ilha Tupinambarana.