Parintins recebe operação para recolher isopor no Galpão do Boi Garantido
A ação é coordenada pelo projeto Galho Forte, que é dedicado a enfrentar o problema do lixo no Amazonas, liderado por Matheus Garcia, com apoio da GBR Componentes da Amazônia

Foto: Divulgação
No dia 16 de agosto, Parintins realizará a Operação Parintins Sem Isopor, uma ação ambiental focada na limpeza do Galpão do Boi Garantido, que acumula resíduos, principalmente isopor. A iniciativa contará com uma balsa capaz de transportar até 100 toneladas do material até Manaus para descarte correto.
A concentração ocorrerá às 8h, na Estrada do Macurany, bairro Djard Vieira, e é aberta a voluntários. A ação é coordenada pelo projeto Galho Forte, liderado por Matheus Garcia, com apoio da GBR Componentes da Amazônia, e busca promover o destino sustentável do lixo e conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte adequado.
“O isopor é um dos maiores vilões ambientais. Essa operação mostra que podemos agir diferente, especialmente após grandes eventos”, afirma Matheus Garcia, diretor de Inovação e Sustentabilidade da GBR.
O projeto conta com o suporte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Prefeitura de Parintins, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, IPAAM, Sebrae Parintins, torcida Comando Garantido, Boi Garantido e GBR Componentes da Amazônia.
Os resíduos recolhidos serão destinados adequadamente para minimizar impactos ambientais e preservar os espaços culturais e urbanos. Voluntários receberão equipamentos de proteção e orientações no local.
A operação faz parte das atividades do Galho Forte, que atua no Amazonas promovendo mutirões de limpeza, educação ambiental e parcerias entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada para combater o descarte irregular de resíduos sólidos.
Sobre o Galho Forte
Criado pelo deputado federal Amom Mandel, o Galho Forte é um projeto socioambiental dedicado a enfrentar o problema do lixo no Amazonas. A iniciativa promove ações educativas, limpeza comunitária e busca soluções sustentáveis, incentivando o protagonismo social em comunidades afetadas pelo acúmulo de resíduos.
Fonte: Portal Marcos Santos