BANNER SUPERIOR
Geral

Sidney Leite denuncia perseguição de pescadores pelo ICMBio no Amazonas

O parlamentar informou que vai procurar a direção geral do órgão para repassar os relatos de abusos

01/10/2025 07h32 Por: Amanda Soares /Portal Clube Fm
Sidney Leite denuncia perseguição de pescadores pelo ICMBio no Amazonas

Foto: Divulgação

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) denunciou, nesta terça-feira (30), a atuação de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em comunidades da calha do Rio Purus, no Amazonas. O parlamentar recebeu denúncias de pescadores artesanais da região e disse que os relatos apontam um tratamento pior aos trabalhadores do que o destinado a narcotraficantes.

 

"Eu não posso aceitar isso de forma passiva. E eu estou aqui hoje para denunciar e buscar a direção do ICMBio. Para quê? Para que o pescador e a pescadora artesanal, que não está cometendo crime nenhum, possa ter o direito de garantir o seu sustento, da sua família, e oferecer para a população de toda aquela região, esse que é o principal alimento do Amazonense, que é o peixe", afirmou o parlamentar amazonense durante discurso na tribuna da Câmara.

 

O deputado aproveitou a ocasião para reconhecer e enaltecer o trabalho de lideranças comunitárias que, de acordo com ele, vêm atuando de forma firme e solidária em defesa dos pescadores. Citou, por exemplo, o vereador Neguinho da Z13, de Itacoatiara, destacando a dedicação e o empenho do parlamentar municipal em oferecer acompanhamento, assistência e suporte direto aos trabalhadores da pesca no município.

 

Outro nome lembrado por Sidney Leite foi o de Zeina Duarte, presidente da Colônia de Pescadores Z11, em Lábrea. O deputado a descreveu como “uma guerreira determinada, que realiza um trabalho extraordinário, unindo sensibilidade, capacidade de articulação e coragem para vencer desafios em um cenário cada vez mais adverso”.

 

Para Leite, a atuação de lideranças como Neguinho da Z13 e Zeina Duarte serve de exemplo de como é possível construir alternativas de diálogo, cooperação e defesa dos direitos dos pescadores, em contraste com o que chamou de excessos praticados por parte de fiscais do ICMBio.

 

Ouça na íntegra a fala do deputado Sidney Leite sobre a denúncia contra a atuação de agentes do ICMBio nas comunidades do Purus

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sidney Leite