Parintins inicia capacitação e atendimentos para inserção de DIU e Implanon na rede pública de saúde
A capacitação abordará aspectos clínicos da inserção dos métodos contraceptivos

Foto: Simone Brandão
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana, o projeto “Planejamento Reprodutivo na APS – Capacitação sobre Inserção de DIU e Implanon”, com foco na formação de profissionais da Atenção Primária à Saúde. O evento de abertura, realizado nesta segunda-feira (21), no Centro do Idoso, contou com a presença da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, que destacou a importância da iniciativa para a saúde da mulher no município.
A capacitação tem como objetivo qualificar os profissionais da saúde para ofertar de forma segura, técnica e humanizada os métodos contraceptivos de longa duração, como o DIU (Dispositivo Intrauterino) e o Implanon, ambos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como métodos eficazes e duradouros para o planejamento familiar.
Durante a abertura, a vice-prefeita reforçou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à autonomia e à saúde integral das mulheres:
"Essa capacitação que estamos realizando hoje é um marco muito importante para a saúde da mulher em Parintins. A gente está falando de acesso, de autonomia e de um cuidado mais humanizado com as nossas mulheres. O DIU e o Implanon são métodos contraceptivos altamente eficazes que podem proteger em até 10 anos de uma gravidez indesejada. Isso representa segurança e liberdade para que cada mulher possa fazer suas próprias escolhas", afirmou Vanessa.
Durante o evento, a médica Ida Peréa Monteiro reforçou a importância do acesso prático e direto aos métodos contraceptivos de longa duração. A ação acontece durante toda a semana, com ampla oferta de vagas.
"Estaremos aqui em Parintins, com a equipe da Fiocruz, durante toda esta semana, de segunda a sábado, realizando a capacitação sobre inserção de DIU e também oferecendo atendimentos para meninas e mulheres que desejam utilizar esse método contraceptivo. Qualquer mulher ou adolescente que já esteja em um relacionamento e não deseja engravidar no momento, que precisa planejar sua gravidez, pode procurar a UBS Galianni. Temos 240 vagas disponíveis para a inserção do DIU, e o atendimento já está aberto. Basta comparecer", afirmou.
Métodos de longa duração
A capacitação abordará aspectos clínicos da inserção dos métodos contraceptivos. O DIU, um pequeno dispositivo em formato de “T” inserido no útero, pode ter duração de 5 a 10 anos, dependendo do modelo. Já o Implanon é um implante hormonal subcutâneo em forma de bastonete, colocado no braço, que atua por até 3 anos.
Ambos os métodos são considerados reversíveis e de longa duração, sendo fundamentais para ampliar o acesso ao planejamento familiar e oferecer às mulheres mais controle e segurança.
Compromisso com a saúde integral
Além de qualificar os profissionais, a ação representa um importante avanço na promoção da saúde da mulher no município. Ao ampliar o acesso a métodos contraceptivos eficazes, a iniciativa fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS) e reafirma o compromisso da atual gestão com políticas públicas voltadas à redução da gravidez precoce e mortalidade materna.