Ultimas Noticias

Padre Benito Di Pietro morre aos 89 anos na Itália

Padre Benito chegou ao Brasil em 8 de dezembro de 1967 para atuar na Diocese de Parintins, convidado por Dom Arcangelo Cerqua, o primeiro bispo da Diocese

15/09/2025 08h16 Por: Hudson Lima
Padre Benito Di Pietro morre aos 89 anos na Itália

Padre Benito Di Pietro. Foto: Reprodução/Internet

Nesta segunda-feira (15), faleceu aos 89 anos, na cidade de Lecco, na Itália, o missionário Padre Benito Di Pietro. Nascido em 28 de agosto de 1936, ele foi ordenado sacerdote em 30 de março de 1963. Padre Benito chegou ao Brasil em 8 de dezembro de 1967, atendendo ao convite de Dom Arcangelo Cerqua, primeiro bispo da Diocese de Parintins, onde passou a atuar como missionário, dedicando décadas de sua vida ao trabalho pastoral na região amazônica.

 

Padre Benito era missionário do PIME – Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras. Sua primeira missão na Amazônia foi em Nhamundá, na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em 20 de abril de 1968.

 

Na década de 1990, Padre Benito assumiu a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Parintins, auxiliando Dom João Risatti, o segundo bispo da Diocese. Foi lá que ele imprimiu sua marca como grande construtor e homem de fé prática. Criou projetos sociais que transformaram gerações, como a Casa de Acolhida de Santa Rita e a Casa de Acolhida Núcleo, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, oferecendo oportunidades a jovens e adolescentes em cursos de arte, pintura, corte e costura.

 

No ano de 2005, atuou na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Vila Amazônia e, depois, na Cáritas da Diocese de Parintins, sempre voltado à caridade e ao serviço. Incentivou a criação de centenas de associações em comunidades rurais e apoiou eventos culturais nas áreas do Tracajá, Mamuru e rio Uaicurapá.

 

Padre Benito reunia centenas de jovens nos cursos de catequese na antiga Olaria dos Padres e deixou lembranças inesquecíveis de formação cristã e social.

 

Ouça a entrevista completa conduzida pelo jornalista Ramon Correia com o Bispo Emérito Dom Giuliano Frigeni, que relembra momentos marcantes e os feitos do Padre Benito: