Geral

Movimento Afro Parintintin realiza V Encontro dos Povos de Terreiro em Parintins

O evento fortalece luta contra o racismo religioso e valoriza tradições afro-brasileiras

19/11/2025 09h44 Por: Parintins Amazonas
Movimento Afro Parintintin realiza V Encontro dos Povos de Terreiro em Parintins

Foto: Acervo Movimento Afro Parintintin

Movimento Afro Parintintin realiza, nesta quinta-feira (20), o “V Encontro dos Povos de Terreiro de Parintins”, evento que dá visibilidade às religiões de matriz africana e fortalece o combate ao racismo religioso. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Parintins.

 

A programação acontece a partir das 17h, no Anfiteatro Sila Marçal, e reunirá diversas expressões culturais e religiosas, incluindo uma grande gira com todos os povos de terreiro presentes, apresentações teatrais, musicais, mostra de artes visuais e a participação especial do Boi-Bumbá Caprichoso, celebrando a ancestralidade e o respeito à diversidade religiosa. (Veja a programação completa ao final do texto).

 

Pela primeira vez, o município desenvolve uma política pública voltada ao apoio e à valorização das religiões de matriz africana. A iniciativa da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves marca um avanço significativo no reconhecimento da diversidade religiosa e cultural presente em Parintins. O prefeito reafirma o compromisso com a promoção dos direitos humanos, da liberdade de expressão religiosa e do combate à intolerância. Ao apoiar tradições afro-brasileiras, a gestão municipal contribui para a construção de uma cidade mais inclusiva, respeitosa e plural.

 


 


O integrante da comissão organizadora, Franciney Silva, ressalta que o evento representa uma oportunidade para a sociedade conhecer a essência das religiões de matriz africana, marcadas pela solidariedade e espiritualidade.

 

“Convidamos a comunidade parintinense para contemplar a verdadeira face das religiões de matriz africana, que têm o amor e a caridade como base estrutural. Também agradecemos à Prefeitura de Parintins, por meio do prefeito Mateus Assayag, que demonstra sensibilidade ao compreender que as religiões nasceram para fazer o bem. As religiões de matriz africana nada mais são do que paz, amor e fraternidade, e esse apoio é fundamental para que possamos viver numa sociedade mais harmônica e igual”, destacou.

 

De acordo com Mãe Márcia de Oyá, sacerdotisa de Umbanda, o Encontro dos Povos de Terreiro chega à sua quinta edição em 2025, desde sua criação em 2021 pelo Movimento Afro Parintintin. O evento nasceu com o propósito de enfrentar a intolerância religiosa e promover reconhecimento e dignidade a praticantes e casas de terreiro.

 

 

 


“O tema deste ano é ‘Nas Encruzilhadas Ancestrais da Resistência’, abordando a importância de Exu e a luta pelo respeito às tradições afro-brasileiras. Agradecemos o apoio da Prefeitura de Parintins e de outros órgãos, como a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, pois esse apoio é fundamental para o fortalecimento do movimento”, afirmou.

 

Mãe Márcia reforça o convite à população para prestigiar a programação e celebrar a diversidade cultural e espiritual da cidade. Para os organizadores, o V Encontro dos Povos de Terreiro já se consolida como um marco de resistência, união e crescimento da comunidade de terreiro em Parintins.

 

Programação completa

 

Quinta-feira – 20 de novembro

 

17h – Acolhimento com som ambiente;

 

18h15 – Capoeira;

 

18h20 – Danças afros do Terreiro de Cabocla Mariana e Ogum Beira-Mar, de Mãe Néia;

 

18h50 – Poema, do Terreiro de Cabocla Mariana e Ogum Beira- amar, de Mãe Néia ;

 

19h – Apresentação de teatro, Terreiro Mãe Margarida, de Pai Junior;

 

19h15 – Apresentação do Terreiro Cosme e Damião, de Mãe Edna

 

19h30 – Apresentação Terreiro Pena Maracá;

 

19h45 – Apresentação do Recanto de São Jorge e da Cabocla Jurema, de Mãe Socorro;

 

20h – Apresentação de Dança, do Terreiro São São Sebastião, de Mãe Bena;

 

20h15 – Grande Gira;

 

21h40 – Caprichoso;

 

22h45 – Samba de Terreiro.