Jovens Kambeba do Amazonas representarão o estado na COP30 com apoio do UNICEF
Participantes de Tefé e Manaus levarão à Conferência pautas indígenas e ambientais
Foto1(baixo) : Arthur Menescal / Foto 2 (cima) : Divulgação
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) levará duas jovens amazonenses para representar o estado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
As jovens, que vivem em Tefé e Manaus e pertencem ao povo Kambeba, integrarão um grupo de 18 representantes de seis estados brasileiros. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a participação da juventude nas discussões globais sobre a crise climática.
Na COP30, elas levarão pautas relacionadas à luta dos povos indígenas da floresta, à preservação dos recursos naturais e à garantia de saúde, segurança e proteção das novas gerações diante do desmatamento e da contaminação dos rios.
Os participantes foram selecionados entre adolescentes e jovens que integram ações do UNICEF voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, por meio da iniciativa #EntreNoClimaUNICEF. Eles também fazem parte dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs), do Conselho Jovem e de programas como o curso de Formação em Jovens Lideranças Climáticas, que envolveu uma pré-seleção de 50 jovens de todo o Brasil.
Durante a Conferência, o grupo participará de painéis, atividades paralelas e encontros com lideranças nacionais e internacionais, levando ao centro das discussões as vivências e desafios de suas comunidades.
“A presença desses adolescentes e jovens brasileiros na COP30 é um lembrete poderoso de que enfrentar a crise climática exige ouvir quem já vive seus impactos todos os dias. São meninas e meninos que trazem suas experiências, ideias e soluções para o centro das decisões. O UNICEF acredita que fortalecer as vozes das adolescências e juventudes é essencial para construir respostas justas e realistas às mudanças climáticas”, afirma Luiza Leitão, Oficial de Participação e Desenvolvimento de Adolescentes do UNICEF no Brasil.
Quem são as representantes do Amazonas
Isabele Cristina Gomes Taite, 19 anos – Tefé (AM)

Jovem indígena do povo Kambeba, ativista pela saúde indígena, meio ambiente e pelos direitos das mulheres, crianças, jovens e pessoas LGBTQIA+. É conselheira na Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas, Makira-E’TA; secretária-executiva da União dos Povos Indígenas do Médio Solimões e Afluentes (UNIPI-MSA); e assessora indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes.
Tainara Kambeba, 21 anos – Manaus (AM)

Tainara é indígena do povo Omagua Kambeba e faz parte da Rede de Comunicadores Jovens da Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (Makira E’ta). Ela é uma ativista climática e integrou a delegação de adolescentes e jovens da UNICEF Brasil na COP27. Tainara é Jovem Ativista UNICEF desde 2023.
Fonte: D24am.
