Geral

INSS identifica fraudes em aposentados com uso de RG xerocado

Entidades da Farra do INSS usavam até xerox de fotos de RG no lugar de selfies que deveriam comprovar adesão de aposentados ao desconto

03/10/2025 10h42 Por: Metrópoles
INSS identifica fraudes em aposentados com uso de RG xerocado

Fotos: Divulgação

Documentos obtidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostram que entidades envolvidas na chamada Farra do INSS chegaram a usar fotos xerocadas e manipuladas de documentos de identidade para burlar a biometria facial exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo era filiar aposentados e aplicar descontos associativos nos benefícios sem o consentimento dos segurados.

 

Nos registros analisados, é possível verificar filiações fraudulentas em que fotos de RG foram copiadas ou alteradas e inseridas no lugar das selfies atuais exigidas para comprovar a anuência dos aposentados.

 


A exigência de validação das filiações por biometria facial começou em 2024, após o Metrópoles revelar o esquema de descontos indevidos. No entanto, a CGU constatou que associações recorreram a plataformas digitais para simular a legalidade das fichas, burlando normas do INSS, incluindo a biometria digital.

 

Segundo a apuração, algumas entidades contrataram empresas que desenvolveram ferramentas específicas para criar fichas fraudulentas, entre elas: Soluções Power BI Software Tecnologia e Internet, Confia Tecnologia da Informação e Dataqualify Desenvolvimento, Assessoria e Dados.

 

Essas empresas prestaram serviços para entidades que arrecadaram R$ 2,2 bilhões em descontos associativos de aposentados. O esquema foi desmontado com a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em abril deste ano. Nos processos judiciais, a PF mencionou 38 reportagens do Metrópoles sobre o caso.