Governo vai leiloar 19 aeroportos regionais em 2025, incluindo Jericoacoara e Parintins
O leilão inaugural está programado para novembro e faz parte do Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (AmpliAR) que destinará R$ 1 bilhão à ampliação desses aeroportos

Foto: Divulgação
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, iniciou os procedimentos para avançar com o Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (AmpliAR), que destinará R$ 1 bilhão à ampliação de 19 aeroportos localizados na Amazônia Legal e no Nordeste. Ele será o responsável por relatar as regras do leilão que marcará a primeira rodada de concessões voltadas a aeroportos regionais com baixa rentabilidade, cujo acesso será exclusivo a empresas concessionárias interessadas.
Fruto de uma parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o TCU, o AmpliAR busca reequilibrar contratos já vigentes — como o do Aeroporto Internacional de Guarulhos — por meio da prorrogação dos prazos. Em contrapartida, as vencedoras da licitação deverão aplicar recursos significativos na modernização dos aeroportos regionais contemplados.
A seleção será feita por meio de concorrência pública, vencendo a proposta que apresentar o maior desconto sobre o preço mínimo definido no Plano Aeroviário Nacional (PAN), conforme noticiado pela Folha de S. Paulo.
O leilão inaugural está programado para novembro e incluirá os aeroportos de Tarauacá (AC), Barcelos (AM), Itacoatiara (AM), Parintins (AM), Itaituba (PA), Cacoal (RO), Vilhena (RO), Araguaína (TO), Porto Alegre do Norte (MT), Barreirinhas (MA), Guanambi (BA), Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), São Raimundo Nonato (PI), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Serra Talhada (PE), Jericoacoara (CE) e Canoa Quebrada (CE).
Com perspectiva de expansão a longo prazo, o projeto pretende incluir aproximadamente 100 aeroportos regionais nos próximos cinco anos, visando aprimorar a infraestrutura e integrar de forma mais eficiente as regiões Norte e Nordeste ao restante do Brasil.
Fonte: Aeroin.net e Folha de São Paulo