Geral

Governo Lula anuncia investimentos no aeroporto de Parintins

Conhecida por sediar o tradicional Festival Folclórico, a cidade terá o Aeroporto Júlio Belém modernizado

15/09/2025 10h12 Por: Amanda Soares/Portal Clube Fm
Governo Lula anuncia investimentos no aeroporto de Parintins

Foto: Divulgação

Parintins será contemplada na primeira fase do Programa AmpliAR, do Ministério de Portos e Aeroportos. Conhecida por sediar o tradicional Festival Folclórico, a cidade terá o Aeroporto Júlio Belém modernizado, com obras de ampliação da pista, melhorias no terminal de passageiros e aumento da capacidade operacional.

 

A iniciativa visa não apenas facilitar o acesso a Parintins — atualmente dependente de longas conexões aéreas ou transporte fluvial —, mas também impulsionar o desenvolvimento humano e econômico da região. Com um aeroporto mais eficiente, ampliam-se as oportunidades para o crescimento de setores como hotelaria, gastronomia, transporte local, turismo, produção cultural, artesanato e guias turísticos.

 

A sessão pública do certame está marcada para 24 de novembro de 2025, na B3, em São Paulo. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, o AmpliAR prioriza Norte e Nordeste, regiões com grande potencial turístico ainda inexplorado, e representa uma política pública inédita construída em parceria com o TCU. “A cada quatro turistas que chegam na cidade, um emprego é gerado. Queremos que brasileiros e estrangeiros viagem mais para o interior do Brasil”, destacou.

 

O Secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, reforçou que o programa abre caminho para investimentos privados em aeroportos deficitários, fortalecendo a aviação regional. Para os moradores a modernização simboliza transformação. “Com mais facilidade de acesso, os turistas podem conhecer nossos festejos religiosos, parias, belezas naturais e comunidades”, afirmou Milagre Junior, proprietário da Pousada Aconchego dos Milagres.

 

Além de Parintins, outros setes aeroportos da Região Norte também serão contemplados nesta fase: Itacoatiara (AM), Barcelos (AM), Cacoal (RO), Itaituba (PA), Tarauacá (AC), Vilhena (RO) e Araguaína (TO).

 

 

Fonte: CNA7; AM EM PAUTA e Ministério de Portos e Aeroportos