Ultimas Noticias

Governador Wilson Lima destaca redução de 87% nos focos de incêndio no interior do estado

Esse resultado é atribuído à criação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), já instalados em dez municípios

19/09/2025 07h53 Por: Amanda Soares /Portal Clube Fm
Governador Wilson Lima destaca redução de 87% nos focos de incêndio no interior do estado

Fotos: Alex Pazuello/Secom

Nesta quinta-feira (18), o governador Wilson Lima apresentou um relatório das ações voltadas à prevenção e ao combate aos incêndios no Amazonas, durante a reunião do Comitê Permanente de Enfretamento a Eventos Climáticos e Ambientais. Um dos principais avanços destacados foi a queda de 87% no focos de calor registrados entre janeiro e agosto de 2025, resultado é atribuído à criação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), já instalados em dez municípios.

 

A implantação dessas unidades permitiu ao Corpo de Bombeiros ampliar significativamente sua atuação fora de Manaus. Até o fim deste ano, a previsão é que mais seis GCPIs sejam inaugurados, totalizando 16 novas bases em 2025. Durante o encontro, o governador também anunciou a instalação de outros cinco grupamentos em 2026, o que elevará o número de municípios com unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) de 11 para 32 – um aumento expressivo de quase 200% na presença da corporação no interior do estado.

 

“O que a gente tem feito é montado estruturas nos municípios que representam a maior parte das queimadas. Com a ajuda de satélites e drones, as equipes locais já dão a primeira resposta no momento em que o episódio acontece, sem precisar esperar a mobilização de tropas de Manaus ou da Força Nacional. Isso já está sendo perceptível porque, diferentemente dos outros anos, o nosso índice de queimada tem caído”, afirmou o governador Wilson Lima.

 

A cerimônia contou com a presença do governador Wilson Lima e de diversas autoridades. Estiveram presentes os deputados estaduais Cabo Maciel, João Luiz e Joana D’arc; os vereadores de Manaus Allan Campelo, Rosivaldo Cordovil e Aldenor Lima; o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Egmar Saldanha; além de representantes e vereadores dos municípios de Eirunepé, Canutama e Parintins. Também participaram membros do comitê estadual, representando áreas estratégicas como segurança pública, saúde, meio ambiente, pesquisa científica e assistência social.

 

Novos grupamentos em 2026

 

 

Durante a mesma reunião, o governador Wilson Lima firmou um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de cinco viaturas do tipo Auto Bomba Florestal (ATF), com investimento total de R$ 13,2 milhões. Os novos veículos, que têm previsão de chegada ao Amazonas no primeiro semestre de 2026, serão destinados às futuras bases do Corpo de Bombeiros nos municípios de Borba, São Gabriel da Cachoeira, Atalaia do Norte, Eirunepé e Canutama.

 

“Vi aqui, hoje, que a estrutura será fortalecida e modernizada com o trabalho que o governador Wilson Lima está fazendo. Existe essa preocupação com o interior que está beneficiando toda a população”, destacou o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Egmar Velasques, um dos municípios a serem beneficiados.

 

O aprimoramento do sistema de prevenção e resposta a desastres inclui ainda a implementação do programa Defesa Civil Alerta, uma iniciativa em parceria com o Governo Federal. A ferramenta utilizará tecnologia para enviar, de forma gratuita, mensagens de aviso aos celulares da população em caso de risco iminente. O primeiro teste do sistema no Amazonas está programado para o sábado (20/09) e será realizado nos municípios de Manaus, Manacapuru, Iranduba e Novo Airão.

 

GCIPs

 

Em 2025, o Governo do Amazonas inaugurou 11 novas bases dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), ampliando para 21 o número de municípios com presença permanente do Corpo de Bombeiros. Até o fim do ano, mais seis unidades serão entregues.

 

Implantados em parceria com as prefeituras, os GCIPs contam com cinco bombeiros militares e brigadistas locais, fortalecendo a atuação integrada no interior. Os brigadistas passam por curso de 18 meses, com 480 horas de formação em combate a incêndios, salvamento e atendimento pré-hospitalar, recebendo o certificado de bombeiro civil ao final.

 

Cenário climático

 

Durante o encontro, foi apresentado o panorama da estiagem em 2025. A previsão é que de 20 a 30 municípios sejam impactados, atingindo cerca de 120 mil famílias, aproximadamente 480 mil pessoas. Todas as nove calhas dos rios do estado já estão em processo de vazante.

 

Segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), entre setembro e novembro deve chover acima da normalidade no sudoeste do estado, enquanto as demais regiões terão índices dentro da normalidade. As temperaturas permanecem estáveis em todo o território.

 

Fonte: Agência Amazonas