Garantido faz ensaio técnico no Bumbódromo
Coreografias, itens individuais e toadas das três noites foram testadas diante do público na arena lotada

Fotos: Paulo Bindá
Na noite deste domingo (22), o Boi Garantido fez seu ensaio geral de arena no Bumbódromo de Parintins, com entrada aberta ao público. O bumbá da Baixa do São José apresentou suas toadas e coreografias, já no clima de competição da primeira noite do festival. As arquibancadas vermelha e azul ficaram lotadas de torcedores, que vibraram com a energia do ensaio.
O apresentador, Israel Paulain, detalhou que foi ensaiado um mix das três noites de festival e garantiu que o boi vai entrar na arena para revolucionar.
“Estou muito feliz. Fizemos, na verdade, um mix de noites. E desenvolvemos todo o espaço cênico da arena, um demonstrativo muito positivo das três noites da arena. Agora é a gente concentrar, manter toda a nossa programação, para executar na arena a partir do dia 27. O boi Garantido vai fazer um espetáculo revolucionário, virando a página do festival e sendo um farol de mais uma leva de criatividade. Mais uma vez, inovar e trazer um novo formato de apresentação e espetáculo para ser campeão”, disse Paulain
O bloco musical foi um dos grandes destaques no ensaio geral do Boi Garantido. A batucada, com a presença de quatro pearas, ganhou força em toadas estratégicas como “O Povo Negro da Amazônia”, que teve sua coreografia inspirada por elementos de religiões de matriz africana. No centro do corpo cênico, o casal Pai Francisco e Mãe Catirina, interpretado por Francisco Tenório e Lara Monteverde, chamou a atenção dos torcedores com sua presença marcante.
A toada “Lamento de Raça”, de autoria de Emerson Maia, foi interpretada pelo cantor David Assayag, emocionando o público presente. Para o Item 11 – Toada Letra e Música, o levantador da escola defendeu a toada “Olhar de Curumim”, mostrando a diversidade e a riqueza cultural do espetáculo.
Os itens individuais também brilharam durante o ensaio do Boi Garantido, oferecendo um vislumbre das apresentações que estão por vir. Lívia Christina, rainha do folclore, encantou a todos com a toada “Rainha Encarnada”, na qual apresentou um bailado inspirado no siriá. Essa dança folclórica, com raízes no batuque africano e influências indígenas, trouxe um toque de tradição e cultura popular, destacando a riqueza da diversidade amazônica.
Jeveny Mendonça, porta-estandarte, evoluiu com a toada “Estandarte da Baixa”, exibindo toda a força e simbolismo do estandarte do bumbá. Isabelle Nogueira, por sua vez, surgiu vestida na lenda indígena de “Tapiraiauara”, trazendo à tona a mitologia amazônica. Já Valentina Coimbra, a sinhazinha da fazenda, encantou o público com sua dança na toada “Sinhazinha do Meu Boi”, reforçando a ligação do bumbá com as tradições do campo.
“Aqui a gente mostra apenas um pouco do que realmente vai ser na arena. Não mostramos tudo por completo. Em relação à energia, alegria e emoção, isso aqui realmente colocamos para fora nesse ensaio. Eu consegui transmitir a minha emoção genuína nesse momento, então estou muito feliz”, disse Coimbra. “O público pode esperar por surpresas. O vestido tem muitos detalhes, o público vai trazer muita dinâmica e podem esperar um belíssimo espetáculo”, complementou.