Deputado Sidney Leite solicita investimentos para a Saúde no Amazonas
Ele afirmou que o Amazonas tem recebido menos recursos em comparação com outros Estados

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o deputado Sidney Leite. Foto: Divulgação
Durante reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o deputado federal Sidney Leite solicitou ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mais investimentos do governo federal na saúde da população do Amazonas.
O parlamentar destacou que o encarecimento dos serviços de saúde na região se deve aos custos extras com logística, provocados pelas grandes distâncias percorridas, e pela infraestrutura deficiente dos hospitais e unidades de atendimento.
Entre as solicitações, Sidney Leite pediu atenção especial aos Estados da região Norte no custeio da Média e Alta Complexidade (MAC) e no financiamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Fluviais e das Ambulanchas.
O deputado também defendeu a reformulação da saúde indígena, apontando que os povos tradicionais ainda não contam com estruturas adequadas de atendimento, apesar dos recursos federais destinados ao setor.
Ele afirmou que o Amazonas tem recebido menos recursos em comparação com outros Estados para o custeio da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) e para o Plano de Aplicação Plurianual ou Piso da Atenção Básica (PAP).
“É preciso corrigir a tabela tanto do PAP quanto do MAC. Se compararmos com outros Estados, o Amazonas está muito atrás, especialmente em relação aos que têm um custo menor. Vamos encaminhar esse estudo ao Ministério da Saúde e já agendamos uma reunião com os parlamentares da Bancada do Norte para aprofundar essa proposta”, afirmou.
Coordenador da Bancada do Norte, Sidney Leite tem defendido um olhar diferenciado do governo federal para a Amazônia, que enfrenta dificuldades logísticas que aumentam os custos de investimentos e obras.
Entre os assuntos discutidos na reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve também o aumento do financiamento para manter as UBS Fluviais e garantir recursos para as ambulanchas, utilizadas pelos municípios para o transporte da população de comunidades ribeirinhas.
Fonte: PSD