Azul cancela 53 rotas em 13 cidades
A companhia aérea não revelou quais cidades e rotas terão operações encerradas, mas informou que concentrará os voos em hubs estratégicos como Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife

Foto: Elijonas Maia/CNN
A Azul anunciou que vai suspender 53 rotas consideradas “não lucrativas” em 13 cidades, como parte de seu plano de reestruturação. A companhia está em recuperação judicial nos Estados Unidos desde maio e pretende concluir o processo — chamado Chapter 11 — entre dezembro deste ano e fevereiro de 2026.
A medida, segundo a empresa, tem como objetivo reduzir custos e otimizar o plano de negócios. O projeto prevê a redução de mais de 35% da futura frota, o que resultará em menos mercados atendidos e em uma malha mais simplificada, permitindo maior foco no negócio principal.
O plano, divulgado em agosto, inclui ações para otimizar a frota, aumentar a receita, melhorar as unidades de negócio, reduzir investimentos e diminuir a exposição cambial. A meta é cortar mais de US$ 2 bilhões em dívidas e captar R$ 1,6 bilhão em financiamento — sendo US$ 670 milhões destinados à liquidez e US$ 950 milhões para investimentos após a saída do processo.
A Azul não revelou quais cidades e rotas terão operações encerradas, mas informou que concentrará os voos em hubs estratégicos como Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife.
Em nota enviada à CNN, a empresa afirmou que a decisão “reflete uma adequação do mercado”.
Leia a nota na íntegra:
“A Azul informa que, como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de oferta e demanda. Desta forma, a companhia vem promovendo ajustes em sua malha, já anteriormente divulgados, lavando em consideração, ainda, uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como seu atual processo de reestruturação.
A Azul ressalta que todos os Clientes impactados pelas mudanças receberam a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”
Fonte: CNN e O Globo