Ufam oferta vagas em pós-graduação para professores da rede pública estadual
Ao todo, são ofertadas 40 vagas, sendo 20 destinadas a professores de Iranduba e 20 a docentes de Manaus

Foto: Divulgação
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), lançou edital para seleção de professores da Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar (Seduc/AM) dos municípios de Manaus e Iranduba. A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica nº 026/2024, firmado entre as duas instituições.
O processo seletivo é voltado à pós-graduação lato sensu em Educação para a Compreensão e Equidade em Ciências. As inscrições estarão abertas de 8 a 14 de maio de 2025, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível online.
Ao todo, são ofertadas 40 vagas, sendo 20 destinadas a professores de Iranduba e 20 a docentes de Manaus, com preenchimento por ordem de classificação. O Edital nº 019/2025 prevê 15 vagas regulares e cinco vagas suplementares, estas últimas reservadas para ações afirmativas voltadas a candidatos autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Podem se candidatar professores do quadro permanente (com prioridade) ou temporário da Seduc/AM que possuam diploma de licenciatura em Biologia, Física ou Ciências Naturais e estejam atualmente ministrando essas disciplinas na rede estadual de ensino em Manaus ou Iranduba. No momento da inscrição, o candidato deverá anexar toda a documentação listada no Item 04 do edital. A lista de inscrições homologadas será publicada na página oficial do processo seletivo, conforme o cronograma definido no Anexo I do edital.
O curso terá carga horária total de 405 horas, sendo 375 horas presenciais — com aulas aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h — e 30 horas de atividades complementares, que poderão ocorrer de forma presencial ou remota (síncronas).
Sobre o projeto
O curso de Especialização Docente em Educação para a Compreensão e Equidade em Ciências é uma parceria da Ufam com o Programa de Especialização Docente (PED Brasil), adaptado às particularidades da região amazônica. O objetivo é capacitar os docentes para que eles aprimorem suas práticas pedagógicas em Ciências, considerando a diversidade dos estudantes e promovendo ambientes de aprendizagem mais inclusivos e significativos.
Ao fortalecer a base de conhecimento dos docentes e alinhar suas abordagens ao que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), busca-se contribuir para a melhoria contínua da educação na região amazônica, por meio da formação de professores comprometidos e capazes de aplicar efetivamente os princípios pedagógicos em suas salas de aula.
Fonte: Universidade Federal do Amazonas