Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
Medida entra em vigor em agosto e foi comunicada ao presidente Lula por meio de carta oficial

Foto: GETTY IMAGES
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A medida, segundo o governo norte-americano, começa a valer a partir de 1º de agosto.
O anúncio foi feito por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual Trump alega que a decisão foi motivada por ações do governo brasileiro que, segundo ele, ameaçam a democracia e violam a liberdade de expressão, inclusive de empresas americanas.
Na correspondência, Trump faz referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro e critica o julgamento conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), classificando o processo como “uma vergonha internacional”.
Ainda segundo o presidente dos EUA, o STF teria emitido “centenas de ordens de censura secretas e ilegais” contra plataformas de mídia social norte-americanas, ameaçando-as com multas milionárias e até expulsão do mercado brasileiro.
"Esses ataques insidiosos contra eleições livres e contra a liberdade de expressão são inaceitáveis", afirma Trump no documento.
Entre todas as tarifas anunciadas por Trump ao longo da semana contra diferentes países, a aplicada ao Brasil é a mais alta até o momento.