Geral

Tartarugas são apreendidas no Porto de Parintins

Os animais foram encontrados amontoados no porão de uma embarcação procedente de Santarém

24/09/2025 20h34 Por: Portal Mais Amazônia
Tartarugas são apreendidas no Porto de Parintins

Foto: Girleno Barros

Na tarde de quarta-feira (24), autoridades apreenderam 49 tartarugas da Amazônia que estavam sendo transportadas de forma ilegal no Porto de Parintins. Os animais foram encontrados amontoados no porão de uma embarcação procedente de Santarém, em situação insalubre e junto a outras mercadorias, como botijas de gás.





A apreensão ocorreu após uma denúncia anônima e contou com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), da Marinha do Brasil e da Polícia Militar. O responsável pela embarcação foi detido e conduzido à 3ª Delegacia Interativa de Polícia de Parintins (3ª DIP).


 

Os animais foram encaminhados à sede da Sedema, onde passaram por contagem e foram alocados em espaço adequado para avaliação técnica. De acordo com a Secretaria, das 49 tartarugas apreendidas, três já estavam mortas e várias apresentavam sinais de debilidade.



 

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Parintins, Wescley Tavares, as tartarugas são adultas e possivelmente seriam transportadas para outro destino ainda na mesma noite. “Eles estavam numa situação muito ruim dentro do barco, bem amassadas, algumas já estavam mortas. Agora os procedimentos serão tomados, com multa administrativa. Cada animal tem multa estimada em R$ 5 mil, que será lavrada no nome do proprietário da embarcação ou de quem ele indicar como responsável pela carga”, afirmou.





Ainda segundo Wescley Tavares, não foi apresentada nenhuma documentação ou licença ambiental que autorizasse o transporte dos animais, caracterizando crime ambiental. A equipe técnica da Sedema ficará responsável por realizar a soltura das tartarugas em um habitat adequado, levando em conta a ocorrência natural da espécie na região.



O caso foi oficialmente registrado na Delegacia de Parintins. Após ser ouvido, o dono da embarcação foi liberado. A Polícia Civil informou que segue investigando a ocorrência.



Veja alguns momentos da apreensão: