Geral

Secretaria de Estado da Assistência Social realiza ação voltada às mulheres de Parintins

O evento contou com a presença da deputada estadual Alessandra Campelo; Durante o encontro, foi promovida a palestra “Ei, mano, se toca, isso não é amor”, com foco na prevenção à violência doméstica

06/11/2025 07h57 Por: Portal Clube FM

Foto: Redes Sociais

 

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) realizou, nesta quarta-feira (5), uma grande ação voltada às mulheres de Parintins, no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves.

 

O evento contou com a presença da deputada estadual Alessandra Campelo, da vereadora Márcia Baranda, e de representantes da Procuradoria da Mulher, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e da Prefeitura de Parintins.
Durante o encontro, foi promovida a palestra “Ei, mano, se toca, isso não é amor”, com foco na prevenção à violência doméstica.

 

Também foram realizadas entregas simbólicas de iniciativas do programa Crédito Rosa, que oferece linhas de microcrédito para mulheres empreendedoras, e de absorventes higiênicos para associações locais contempladas pelo programa Dignidade Menstrual. As ações reforçam políticas públicas voltadas à autonomia econômica e à saúde das mulheres.

 

Em seu discurso, a deputada Alessandra Campelo destacou a continuidade de seu trabalho em favor das mulheres amazonenses e relembrou projetos desenvolvidos desde sua atuação no governo estadual. Ela também ressaltou a importância das parcerias políticas para ampliar o alcance das ações.

 

“Essa dedicação é um amor antigo. Quando fui secretária de Esporte, em 2012, trouxe para cá o ‘Bom de Bola’. Trabalhamos com os projetos Jovem Cidadão e Vida Ativa, entre outros. Como secretária de Produção Rural, investimos principalmente na área de laticínios, aqui em Parintins, na ExpoPin. Depois, na Secretaria de Assistência Social, implantamos o Restaurante Popular, o Prato Cheio, junto com o governador Wilson Lima, e programas como o Dignidade Menstrual e o Crédito Rosa”, afirmou.

 

A deputada ressaltou ainda o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade, e do governador Wilson Lima, destacando que o objetivo é continuar ampliando os benefícios para as mulheres de Parintins.

 

“A Procuradoria da Mulher tem um papel fundamental no combate à violência. Essa campanha é permanente. Costumo dizer que Parintins não é só festival; é uma cidade que precisa de atenção o ano inteiro — e é isso que o nosso mandato faz”, completou.

 

A vereadora Márcia Baranda reforçou a importância do trabalho conjunto e da presença constante de políticas públicas efetivas na vida das mulheres parintinenses.

 

“Trabalhamos com políticas públicas de verdade. É isso que queremos: compromisso com a população, principalmente com as mulheres. O combate à violência, a dignidade menstrual, o Crédito Rosa — todas essas ações mostram o compromisso que temos com o nosso povo”, disse.

 

O representante do Instituto Ajuri, Marcos Zumbolla, também participou da programação e destacou o impacto social das políticas públicas implementadas.

 

“O apoio social às mulheres é estratégico para o enfrentamento das desigualdades. As mulheres são chefes de família, cuidadoras e, muitas vezes, provedoras do lar. Projetos como esses fazem toda a diferença na busca por justiça social e igualdade de gênero. A deputada Alessandra está de parabéns, e o Instituto Ajuri continuará apoiando essas iniciativas”, concluiu.