Banner Mocambo Maior
Ultimas Noticias

Roberto Cidade reabre trabalhos na Aleam e anuncia ações para o semestre

O presidente da Aleam anunciou a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial e a divulgação do edital do concurso público da Casa

06/08/2025 08h33 Por: Amanda Soares /Portal Clube Fm
Roberto Cidade reabre trabalhos na Aleam e anuncia ações para o semestre

Foto: Joel Arthus

Durante a reabertura dos trabalhos no plenário Ruy Araújo, nesta terça-feira (5/8), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou duas importantes iniciativas para o segundo semestre: a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial, prevista para outubro, e a divulgação do edital do concurso público da Casa, que deve ocorrer na segunda quinzena de agosto.

 

“O plenário retoma hoje suas atividades, mas os atendimentos nos gabinetes seguiram normalmente. A boa notícia é que o edital será publicado até o fim deste mês, permitindo a definição da data das provas e o andamento do certame. A expectativa é que, até o final de 2025, tenhamos o concurso homologado e possamos convocar, já em janeiro de 2026, os 100 novos servidores”, afirmou o presidente.

 

A organização do concurso ficará a cargo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Estão previstas 100 vagas de provimento imediato — 60 para cargos de nível superior e 40 para nível médio — além de outras 200 vagas destinadas a cadastro reserva.

 

Cidade também comentou o andamento da tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que seguirá em análise pela Casa Legislativa nos próximos meses.

 

Centro de Inclusão Sensorial

 

O presidente da Aleam também confirmou para outubro a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial, que funcionará nas dependências da própria Casa Legislativa. O espaço será voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.

 

“Estamos finalizando as instalações e, em outubro, o centro estará em pleno funcionamento. Nesta primeira fase, serão ofertadas 200 vagas exclusivas para servidores da Aleam e seus dependentes. No entanto, a meta é ampliar gradualmente o atendimento ao público externo. Será um importante trabalho social. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias atípicas, e é motivo de orgulho poder oferecer esse tipo de suporte”, destacou o parlamentar.

 

O novo centro oferecerá atendimento médico ambulatorial e contará com equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas e outros profissionais essenciais ao desenvolvimento motor e sensorial dos pacientes.