Queijo parintinense conquista bronze no Mundial de Queijos na França
Este é um feito inédito para o Brasil no prestigiado Mundial de Queijos e Laticínios, colocando o produto 100% parintinense entre os melhores do mundo

Foto: Divulgação
O Queijo Manteiga Blend, produzido pela Leiteira Macurany a partir da combinação de leite de vaca e de búfala, conquistou a medalha de bronze no Mondial du Fromage de Tours 2025, realizado neste domingo (14/09) na França. Este é um feito inédito para o Brasil no prestigiado Mundial de Queijos e Laticínios, colocando o produto 100% parintinense entre os melhores do mundo.
Os produtores Michele Carvalho e Isandrey Azêdo representaram o município no evento internacional com apoio da Prefeitura de Parintins, do Governo do Amazonas e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Isandrey Azêdo e Michele Carvalho. Foto: Divulgação
O diferencial da receita tradicional do queijo de Parintins é o sabor agregado do leite de búfala e de vaca. “O regional do Amazonas é o queijo manteiga. A gente não poderia trazer outro queijo que não fosse o nosso tradicional, raiz da nossa terra. Quando ganhamos um prêmio com o queijo manteiga, Parintins também ganha. Não é só o queijo de manteiga da Leiteria Macurany. Todo produtor de queijo manteiga ganha com isso, aquece a economia. É uma representatividade e exalta o trabalho do nosso produtor”, afirma o produtor Isandrey Azêdo.
Na França desde o dia 05 de setembro, os produtores parintinenses participaram de formação na área de lácteos e foram convidados para serem jurados do concurso de queijos de diversos países de todos os continentes. “Na minha mesa tinham queijos da Polônia, Israel, França, Espanha e da Itália. Só nós do Amazonas fomos jurados. Ela (Michele) avaliou queijos de outros cantos do mundo. Isso, para nós, é uma boa experiência que tivemos aqui, muito importante”, descreve Isandrey Azêdo. O prêmio na França aumenta a galeria de títulos da Leiteria Macurany.
“Meu agradecimento especial aos parceiros que nos apoiam nessa missão, em nome do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, o Governo do Amazonas, a Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), e o Sebrae, na pessoa do Dr. Antônio Silva”, mencionou Isandrey Azêdo.
O queijo manteiga é consagrado com medalha de ouro na ExpoQueijo Brasil 2023, em Araxá, Minas Gerais, concurso internacional. Os produtos da Leiteria Macurany são campeões das feiras agropecuárias do Amazonas e estão na vitrine de grandes eventos do País, incentivados pelo Sebrae.
A Leiteria Macurany conta com produtos certificados pelo Selo Arte — que autoriza a comercialização em todo o território nacional — e atua com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria de Produção.
Seus queijos, iogurtes e doces de leite se destacam pela qualidade, sendo premiados em diversos concursos lácteos realizados em Parintins, Manaus e em outras cidades das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Com a certificação do SIM, a empresa assegura a qualidade dos produtos comercializados nos supermercados da cidade. A adesão ao Selo Arte possibilitou a expansão do mercado da Leiteria Macurany para além do Amazonas, alcançando consumidores em todo o país.
Fonte: Gerlean Brasil - SEMPA/SECOM