Geral

Projeto leva arte e inclusão a pessoas com deficiência pelo Amazonas

Com oficinas em São Gabriel da cachoeira, Manaus e escolas especializadas, o Circuito Circo para Todos usa malabarismo como ferramenta terapêutica e de integração social

31/10/2025 08h37 Por: Acrítica
Projeto leva arte e inclusão a pessoas com deficiência pelo Amazonas

Foto: Divulgação

Com uma proposta que une arte, inclusão e sensibilidade, o projeto “Circuito Circo para Todos” tem levado a magia da arte circense a diversas comunidades do Amazonas. A iniciativa alia diversão e inclusão, utilizando o malabarismo como ferramenta terapêutica para estimular o bem-estar, a confiança e novas formas de expressão por meio da arte.

 

 

Nesta sexta-feira (31/10), o projeto realiza uma oficina especial na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Manaus, localizada no bairro Parque Dez, zona centro-sul da capital. A atividade será voltada a pessoas com deficiência intelectual, com início às 9h.

 

 

As ações do Circuito contam com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Conselho Estadual de Cultura, além do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e do Fundo Estadual de Cultura (FEC).

 

 

No dia 6 de novembro, também as 9h, será vez da Escola Estadual Augusto Carneiro, localizada na avenida Lourenço da Silva Braga, s/n. centro de Manaus, que atende alunos surdos, receber o projeto em uma manhã de vivência e integração por meio da arte circense.

 

 

Entre risadas, cores e equilíbrio, o projeto “Circuito Circo para Todos” tem levado muito mais do que apresentações circenses — tem levado acolhimento, expressão e inclusão a pessoas com deficiência em diferentes regiões do Amazonas.

 

 

Idealizado e conduzido pela artista Teffy Rojas, reconhecida por seu compromisso com a acessibilidade cultural, o projeto nasceu com o propósito de usar o circo — e, especialmente, o malabarismo — como ferramenta terapêutica, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos participantes.

 

 

Desde 2024, o trabalho vem sendo realizado em centros de apoio e acolhimento em Manaus, ampliando seu alcance a cada nova edição. Em 2025, o Circuito entrou em uma nova fase, passando a oferecer oficinas práticas em três localidades do estado.

 

 

A primeira delas ocorreu no Centro Mamãe Margarida, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), no dia 21 de outubro, reunindo jovens e adultos em uma experiência única de aprendizado, arte e diversão.

 

 

Mais do que ensinar técnicas de circo, o projeto desperta sorrisos e fortalece a autoestima. O malabarismo, que exige foco, coordenação e leveza, transforma-se em uma ponte entre corpo e mente — e, acima de tudo, entre pessoas.