PF realiza operação contra advogados ligados ao Comando Vermelho em Manaus
Operação da PF, desdobramento da Xeque-Mate, mira advogados suspeitos de intermediar comunicações ilícitas do Comando Vermelho no Amazonas
Foto: BNC AMAZONAS
A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta quinta-feira, uma operação em Manaus com o objetivo de prender advogados suspeitos de integrar o núcleo jurídico do Comando Vermelho (CV) no Amazonas. A ação é conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) e ocorre em diferentes endereços da capital.
Até o momento, a Polícia Federal ainda não divulgou informações oficiais sobre a operação. Os primeiros detalhes circulam entre advogados do estado e foram confirmados pelo repórter Charles Fernandes, da Rede Tiradentes.
De acordo com as apurações, a ação é um desdobramento da Operação Xeque-Mate e tem como foco desarticular o grupo de advogados que atuava dentro do sistema prisional, intermediando comunicações ilícitas entre lideranças internas e externas do CV.
As investigações apontam que o grupo facilitava o repasse de ordens criminosas de alcance interestadual e até transnacional, simulando atos de advocacia para ocultar mensagens, bilhetes e transações financeiras ligadas à facção.
A operação é acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), garantindo o cumprimento das prerrogativas profissionais dos advogados investigados.
De acordo com informação do BNC, os alvo são:
- Janai de Souza Almeida – ordem de prisão preventiva e cumprimento de busca e apreensão.
- Alison Joffer Tavares Canto de Amorin – Prisão preventiva e busca e apreensão.
- Ramyde Washington Abel Caldeira Doce Cardozo – Prisão preventiva e busca e apreensão.
- Ramyde Escritório ADV – Busca e apreensão.
- Gerdeson Zuriel de Oliveira Menezes – Prisão preventiva e busca e apreensão.
- Janai de Souza Almeida – busca e apreensão.
