PF deflagra Operação Quimera Fiscal contra fraude de R$ 231 milhões
As investigações apontam que a quadrilha oferecia falsas soluções para quitação de dívidas fiscais usando créditos inexistentes

Foto: Divulgação
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação Quimera Fiscal, segunda fase da Operação Ornitorrinco, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava como consultoria jurídica de fachada.
Segundo a PF, o grupo é suspeito de fraudar o sistema da Declaração de Compensação (DCOMP), falsificar documentos, lavar dinheiro e integrar organização criminosa. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão: três na Grande São Paulo e um em Porto Alegre (RS), com apoio da Receita Federal.
As investigações apontam que a quadrilha oferecia falsas soluções para quitação de dívidas fiscais usando créditos inexistentes. As declarações fraudulentas eram feitas com certificados digitais de terceiros. Após a descoberta da fraude, os débitos voltavam a ser cobrados, mas os golpistas já haviam recebido valores expressivos.
O dinheiro obtido ilegalmente era usado para aquisição de imóveis, veículos de luxo e transferências a empresas e pessoas de confiança no Brasil e no exterior. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 231 milhões.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo