Geral

Parintins registra 41 novos casos de HIV

O número já representa mais de 55% dos casos registrados em todo o ano de 2024. Diante do cenário, as autoridades de saúde reforçam a importância da testagem regular e da adoção de medidas preventivas contra o HIV

25/07/2025 07h52 Por: Samuel Vieira - O Cameleão
Parintins registra 41 novos casos de HIV

Foto: Divulgação

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Parintins registrou 41 novos casos de HIV nos seis primeiros meses de 2025. Do total, 36 foram diagnosticados em homens e cinco em mulheres — três desses durante o pré-natal. O número já corresponde a mais de 55% do total de casos confirmados ao longo de todo o ano de 2024, que somou 74 infecções (53 em homens e 21 em mulheres).

 

De acordo com Andreina Bentes, diretora do CTA, o aumento no número de diagnósticos está diretamente ligado à ampliação da testagem no município. “Com mais testes, conseguimos identificar mais casos. Isso é positivo, porque permite o início precoce do tratamento e evita complicações, já que o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS”, afirma.

 

O acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde garante acompanhamento contínuo e melhora na qualidade de vida, além de contribuir para a prevenção da transmissão do vírus. “O tratamento está disponível de forma gratuita em Parintins. Procure uma unidade básica de saúde ou o CTA para realizar o teste. Também é fundamental o uso de preservativos, que estão disponíveis tanto na zona urbana quanto na zona rural”, reforça Andreina.

 

As autoridades de saúde alertam para a importância da testagem regular, do uso de preservativos e da adoção de práticas preventivas como forma eficaz de combate à disseminação do HIV.