Ultimas Noticias

Parintins realizará a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A data definida é o dia 26 de julho, no Centro do Idoso Pastor Lessa, com o tema: "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial"

21/07/2025 19h33 Por: Josene Araújo - SEMASTH/SECOM
Parintins realizará a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Foto: Gabrielle Fonseca

O município de Parintins sediará a  1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial ( COMPIR), evento inédito realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação – Semasth. A data definida é o dia 26 de julho, no Centro do Idoso Pastor Lessa, com o tema: "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial".

 

O prefeito Mateus Assayag nomeou a Comissão Organizadora tendo como presidente a secretária Zeila Cardoso; Márcia Gabrielle Ribeiro (vice-presidente), Marcos Moura (coordenador geral), Ana Gleycy Galucio (coordenadora adjunta), Augusta Paulain (secretária adjunta).

 

O evento integra o processo preparatório da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – 5ª CONAPIR, convocada pelo Decreto Nº 12.192/2024, e tem como missão eleger os(as) delegados(as) que representarão Parintins na etapa estadual.

 

Para a professora doutora em história, Gabrielle Ribeiro, vice-presidente da Comissão, a Conferência já é um marco por conta da realização do evento no município.

 

“É um marco para o município ter o próprio governo que apoia, isso demonstra o compromisso da administração trazer e dialogar essas temáticas para além da gestão, é um compromisso com essa população. Importante para a população negra, indígena e afro-indígena da Amazônia, pensando nessa Amazônia  parintinense que é diversa, multifacetada”, ressaltou.

 

Marcos Moura, coordenador do evento é mestre da cultura de Parintins, preside o Instituto Cultural Ajuri (INCA), multiartista negro amazonense, pós-graduado em Gestão e Produção Cultural e bacharel em Ciência Política pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ele é reconhecido por sua trajetória premiada nas artes, na cultura popular e no ativismo social e será um dos palestrantes.

 

O evento será uma oportunidade única de mobilizar lideranças, movimentos sociais, juventude, quilombolas, indígenas, ciganos, terreiros, pesquisadores, educadores e toda a sociedade civil para pensar soluções reais, propor mudanças e cobrar compromissos.

 

A Conferência está organizada em três grandes eixos temáticos, cada um com subtemas fundamentais para a construção de políticas inclusivas, reparadoras e transformadoras:

 

Eixo I – Democracia.
Eixo II – Justiça Racial.
Eixo III – Reparação.

 

A proposta é assegurar um espaço aberto de diálogo, avaliação e proposição de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial, que busca reconhecer e valorizar a diversidade étnico-racial de município, combater o racismo estrutural, institucional e promover justiça social para todas e todos.