Parintins participa do II Encontro da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares
O município foi destaque nas discussões e ainda garantiu o direito de sediar o próximo encontro nacional, em 2027

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, participou do II Encontro da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV Brasil), realizado de 6 a 10 de agosto, em Olímpia, interior de São Paulo. O município foi destaque nas discussões e ainda garantiu o direito de sediar o próximo encontro nacional, em 2027.
Com o tema “Educar para Transformar – Caminhos do Amanhã”, o evento reuniu representantes culturais de todo o país para debater estratégias de preservação das tradições, valorização dos saberes ancestrais e incentivo às novas gerações. Também definiu o planejamento da IOV Brasil, órgão credenciado à UNESCO, para o período de 2026 a 2029, além de celebrar os cinco anos da entidade no Brasil.
A secretária municipal de Cultura, Rozenilce Santos, comemorou o reconhecimento à cultura parintinenses.
"Ficamos agraciados com o convite da IOV Brasil, por reconhecer a relevância do município de Parintins para o folclore brasileiro e mais feliz ainda por viver essa experiência, levando a cultura parintinense e consagrar de maneira inédita a participação do Amazonas nos eventos da IOV Brasil, que é a maior organização de artes populares do mundo”, destacou.
O presidente da IOV Brasil, Clerton Vieira, entregou o símbolo e a bandeira da entidade à secretária parintinense e anunciou que o próximo encontro nacional, em 2027, será em Parintins. A escolha se deu pela relevância que o município tem no cenário cultural e por ser o símbolo do folclore brasileiro.
"Ter Parintins foi o brilho desse encontro. Desta vez, estamos consagrando, com chave de ouro, a presença do Amazonas nos nossos eventos da IOV, principalmente com Parintins, essa terra maravilhosa que hoje é o símbolo do folclore brasileiro para o mundo", evidenciou Clerton Vieira.