Parintins inicia 40° Jogos Escolares com solenidade histórica na Arena Rubem dos Santos
O evento reuniu 43 escolas e mais de 2.600 estudantes atletas da rede municipal, estadual, federal e do ensino privado
Foto: Sidney Simas - SECOM
Na noite desta segunda-feira, 03 de novembro, a cidade de Parintins vivenciou um dos grandes momentos de celebração esportiva de sua história, com a emocionante e inovadora cerimônia de abertura do 40° Jogos Escolares de Parintins (JEP’s 2025), competição realizada pela Prefeitura de Parintins e que segue até o dia 14 de novembro.
A Arena Olímpica Rubem dos Santos foi o palco da festa que reuniu 43 escolas e mais de 2.600 estudantes atletas da rede municipal, estadual, federal e do ensino privado, marcado por um clima de união, alegria e respeito ao esporte junto a atletas, professores e familiares, com a presença do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, de secretários municipais e estaduais, vereadores e gestores das escolas participantes.
A atleta Sayury Oliveira, 16 anos, da Escola Estadual Dom Gino, ficou alegre em participar da abertura de mais um jogos escolares. “É um sentimento muito bom. Esse é o meu último ano que eu vou estar participando e a gente espera estar no pódio esse ano, que treinamos e nos dedicamos muito e esperamos que seja um ano de vitória. Estou muito feliz por poder participar”, disse.

A abertura oficial do evento escolar foi feita pelo prefeito Mateus Assayag, que também recebeu uma das medalhas de prata conquistada pela equipe de handebol infantil feminino da Escola Municipal Charles Garcia, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs 2025).
“Esse é maior espetáculo do esporte de Parintins e, sem dúvida nenhuma, do interior do estado do Amazonas, que marca o investimento maciço e forte da Prefeitura de Parintins. Eu tenho a felicidade de, como prefeito da cidade, poder estar cada vez mais investindo para que a gente possa crescer muito no esporte e poder proporcionar pra todos esses atletas a condição de disputar os jogos escolares não só em Parintins, mas crescer cada vez mais, voar alto e alcançar seus grandes sonhos dentro do esporte. Esse é o maior Jogos Escolares de todos os tempos!”, comemora o gestor municipal.
Cerimônia de Abertura

O evento teve início com a desfile das delegações das escolas, seguido dos juramentos dos atletas e arbitragem. Na ocasião, as atletas e comissão técnica da equipe de handebol, medalha de prata nos Jogos Escolares Brasileiros, e professores de Educação Física que fizeram história nos jogos escolares locais ganharam homenagem e o reconhecimento do público pelas suas conquistas.
A tocha olímpica foi conduzida por todos os professores de educação física envolvidos na realização dos jogos, simbolizando a união, o espírito esportivo e a continuidade do legado construído ao longo de quatro décadas de história do esporte escolar em Parintins, e acesa pela atleta do CETI Parintins, Luna Clara, quinta melhor atleta escolar do Brasil no salto em altura. Num show pirotécnico, o fogo da tocha cruzou a arena e acendeu a pira olímpica, dando início simbólico à competição.
“A gente fica feliz por essa juventude estar dando continuidade ao trabalho que começou numa geração bem passada, e que agora são comandados por esses novos professores que não deixaram essa chama se apagar e deram continuidade ao trabalho que a gente iniciou. Foi um momento emocionante, e eu estou muito feliz e só tenho a agradecer pela oportunidade e o convite que nos fizeram e pela homenagem”, enaltece um dos primeiros organizadores dos jogos, professor e ex-treinador da seleção parintinense de handebol, Mauro Mendes.
Homenagem
A cerimônia contou com a presença de grandes nomes que fizeram história nos jogos no passado, dentre eles, a atleta Benedita Mafra, campeã dos jogos escolares de Parintins e recordista amazonense nos 100m com barreira, em 1976. Ela comentou sobre a importância dos Jogos Escolares hoje com um olhar de quem já esteve como atleta e como professora.
“O momento hoje é de agradecimento ao prefeito Mateus Assayag pelo levantar desses jogos escolares, a beleza que ele hoje proporciona aos jovens. Lá no passado quando éramos atletas, depois professores, não tínhamos tanto esse recurso, e hoje temos atletas, delegações parintinenses nos jogos brasileiros, isso pra nós é muito gratificante”, comemora Bena.
Reconhecimento
O professor Mauro Mendes, também reconhece o grande trabalho que o prefeito Mateus Assayag faz à frente da Prefeitura de Parintins e do esporte parintinense. “O trabalho que o prefeito Mateus vem fazendo com a secretaria de esporte é um trabalho que está sendo valorizado e reconhecido, porque Parintins, hoje, respira esporte, em todos os cantos da cidade a gente vê a Prefeitura trabalhando com a juventude, com as crianças, não só nas escolas da sede do município, mas nas comunidades. Parintins hoje é uma potência no esporte”, conclui.
Jogos Escolares de Parintins
A edição comemorativa dos 40 anos dos Jogos Escolares registrou recordes em inscrições. Foram realizadas 2.683, das quais 1.057 são de alunos de escolas da rede municipal, 1.481 são alunos de escolas estaduais, 1 da rede privada (SESI) e 1 da esfera federal (Ifam). Em 2024, participaram 24 escolas e 1.200 atletas.
O número de modalidades também é destaque. Estão incluídos futsal, futebol, atletismo, voleibol, handebol, basquetebol, natação, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, karatê, badminton e judô, com disputas nas categorias mirim, infantil, juvenil e juniores, nos naipes masculino e feminino.
Primeiros jogos

As competições iniciaram hoje pela parte da manhã com as modalidades individuais: atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia, que seguem até quarta-feira (5). À noite, abrilhantando a cerimônia de abertura, aconteceram dois jogos na modalidade futsal, categoria juniores:
1° Jogo (Fem): Tomaszinho Meirelles (GM3) 00 x 03 Ifam.
2° Jogo (Masc): Dom Gino 00 x 04 Carmo.
Os jogos prosseguem nesta terça-feira, 4, com diversos jogos pela parte da manhã e à tarde com as disputas das modalidades individuais.
