Parintins celebra Festa de Nossa Senhora do Carmo com procissão
A expectativa é de que as ruas de Parintins fiquem tomadas por devotos

Foto: Divulgação/Reprodução Instagram Catedral de Parintins
Nesta quarta-feira , 16 de julho, a Ilha Tupinambarana vive um dos momentos mais aguardados do calendário religioso: a Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. Este ano, a celebração traz como tema “Maria, Mãe da Esperança” e mobiliza milhares de fiéis católicos da cidade e de municípios vizinhos.
O pároco da Catedral de Parintins, Padre Dorival Nascimento, destacou a intensa programação religiosa prevista para o dia. “Teremos a Santa Missa às 6h; às 8h a celebração com as paróquias visitantes; às 10h a missa dedicada à juventude; e ao meio-dia, mais uma missa antes da pausa para o intervalo. Às 17h, celebraremos a Santa Missa que será seguida diretamente pela procissão”, explicou o padre.
Uma das principais novidades este ano é justamente a inversão da ordem dos ritos: a procissão, que tradicionalmente ocorria antes da missa, agora será realizada após a celebração das 17h. A mudança foi definida após avaliação da organização sobre o fluxo e participação dos fiéis em edições anteriores.
Outro destaque especial ficará por conta dos garis. Em um gesto de reconhecimento ao trabalho dos agentes de limpeza pública, eles foram escolhidos para conduzir o andor de Nossa Senhora do Carmo da Catedral até o carro que seguirá na procissão.
A expectativa é de que as ruas de Parintins fiquem tomadas por devotos, em um grande momento de fé e tradição que marca a história religiosa e cultural da cidade.