Juíza Juliana Arrais recebe título de cidadã parintinense
A honraria foi concedida à magistrada como forma de reconhecimento por sua significativa contribuição ao desenvolvimento do município

Foto: Amanda Soares
Na manhã desta última quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Parintins, no Plenário Raimundo Almada, concedeu o título de Cidadã Parintinense à juíza Juliana Arrais Mousinho. A homenagem foi proposta e entregue pelo vereador Alex Garcia, ex-presidente da Casa Legislativa.
Titular da 1ª Vara da Comarca de Parintins desde 2018 e atual responsável pela 4ª Zona Eleitoral no biênio 2023–2025, a magistrada recebeu a honraria em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, especialmente pelo incentivo à valorização da cultura e do turismo local, com destaque para o Festival Folclórico de Parintins.
Natural de São Luís (MA), Juliana Mousinho nasceu em 31 de agosto de 1989, filha de Dulce Clea Arrais Mousinho e Ricardo José Magalhães Mousinho. Ao longo de quase sete anos de atuação em Parintins, consolidou-se pelo compromisso ético, pelo diálogo com a comunidade e pela atenção às pautas sociais e culturais.
Durante a solenidade, o vereador Alex Garcia ressaltou a relevância do trabalho da magistrada:
“É uma homenagem muito justa e merecida à Dra. Juliana, que faz um trabalho em Parintins desde 2019 e nós reconhecemos isso. A Dra. Juliana teve um papel importantíssimo nas eleições que passaram, dando legalidade e segurança, principalmente colocando ordem na casa”, afirmou Alex Garcia
Emocionada, a juíza Juliana Arrais Mousinho, a mais nova cidadã parintinense, agradeceu a homenagem.
“É uma satisfação muito grande, agradeço muito ao vereador pela homenagem prestada. No meu coração era já era parintinense, são quase sete anos atuando aqui, minha filha viveu os primeiros anos aqui e é com muita satisfação que encerro esse ciclo e com a convicção que fiz o melhor que eu podia fazer para o município.”, declarou Juliana
O juiz Anderson Oliveira também prestigiou a cerimônia, afirmando que a colega deixa um legado de seriedade, integridade e compromisso com o interesse público. “A Dra. Juliana tem relevantes serviços prestados ao município, faz jus ao seu título e deixa uma marca de seriedade e integridade, sempre pautada no interesse público e no bem-estar da população”, disse Anderson.
A procuradora-geral de Parintins, Danielle Hatta, destacou que a magistrada vai além da atuação no Judiciário. “É uma homenagem justíssima. Parintins se orgulha de ganhar filhos cidadãos como a Dra. Juliana, que exerceu no município não apenas atividades inerentes ao Judiciário, mas também atuou como parte da sociedade”, afirmou a procuradora.
O diretor da Rádio Clube de Parintins FM 100.7, o jornalista Glauber Gonçalves, destacou a satisfação de ter sido aluno da juíza de Direito Juliana Arrais Mousinho.
“Ela foi uma das minhas primeiras professoras no curso de Direito, na Fametro. Sempre muito dedicada e atenciosa, explicava com clareza sua disciplina. Como juíza, desempenha em Parintins um trabalho igualmente exemplar”, afirmou.