INSS volta a atender comunidades ribeirinhas do Amazonas por meio de barcos
Em Parintins, o PrevBarco estará disponível para a população entre os dias 20 e 31 de outubro

Foto: Divulgação
O INSS voltou a levar atendimento itinerante de barco às comunidades ribeirinhas da Amazônia por meio do programa PrevBarco, em operação há 28 anos. A iniciativa oferece serviços previdenciários em localidades de difícil acesso, evitando longas viagens até agências físicas.
Até dezembro, três embarcações percorrerão rios do Amazonas, realizando cerca de 100 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Todos os serviços de uma agência convencional estarão disponíveis, incluindo perícia médica, solicitação de benefícios e atualização cadastral.
O superintendente do INSS para as regiões Norte e Centro-Oeste, Iracemo Coelho, destacou que o PrevBarco também oferece análise de salário-maternidade, pensão, aposentadorias e benefícios assistenciais, com o diferencial de que os resultados são fornecidos na hora, sem agendamento prévio.
A partir de 24 de agosto, ribeirinhos que sofreram descontos ilegais por associações poderão fazer o acordo de ressarcimento diretamente nas embarcações. Além disso, os barcos passarão a oferecer serviços hoje disponíveis apenas pelo telefone 135 ou nas agências dos Correios, ampliando o atendimento a quem enfrenta maior dificuldade de acesso.
A primeira missão começou com o Manaus II, que esteve em Silves no início de agosto e, desde o dia 11, atende a população de Itapiranga. O Manaus III iniciou atividades em Alvarães. A partir de 18 de agosto, as três embarcações operarão simultaneamente em municípios como São Sebastião do Uatumã, Uarini, Humaitá, Manicoré, Maués, Parintins, Tabatinga, entre outros.
Em Parintins, o PrevBarco estará disponível para a população entre os dias 20 e 31 de outubro, oferecendo todos os serviços previdenciários do INSS. Durante esse período, os moradores poderão realizar atendimentos como perícia médica, solicitação de benefícios, atualização cadastral, entre outros serviços já mencionados anteriormente, garantindo acesso facilitado e prático aos serviços do instituto.
Fonte: G1