Governo do Estado lança o Plano ABC+ Amazonas 2025
Conjunto de ações é uma versão regionalizada adaptada às particularidades e aos desafios ambientais locais

Fotos: Isaac Maia / Sepror
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) lançou nesta terça-feira (08/07) o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável – Plano ABC+ Amazonas 2025. O conjunto de medidas prevê, até 2030, a recuperação de pastagens degradadas, adoção sistemas de plantio direto de grãos e hortaliças, sistemas de integração de lavoura pecuária, floresta e agroflorestais, bioinsumos, sistemas de irrigação, e manejo de resíduos de produção, entre outras ações.
A íntegra do projeto está disponível no site da Sepror ou no link: https://www.sepror.am.gov.br/planoabcamazonas/
De acordo com o secretário de Estado de Produção Rural, Daniel Borges, foi criado um grupo gestor do Plano ABC+, coordenado pelo Governo do Estado, que visa possibilitar uma forma sustentável com a agricultura de baixa emissão de carbono, transformando em oportunidades e geração de renda aos agricultores.
“Com essa grande conquista ao Amazonas, vamos proporcionar novas alternativas para investimentos no setor primário. Vamos criar novos mecanismos para mostrar à sociedade que é possível produzir alimentos de forma sustentável, conciliando produção rural com sustentabilidade”, avaliou Borges.
Plano ABC+ Amazonas 2025 é uma versão regionalizada de um dos principais instrumentos da política agrícola brasileira para a promoção da sustentabilidade, incluindo a redução de emissões de gases de efeito estufa e enfrentamento dos efeitos adversos das mudanças climáticas na agropecuária.
“Eu não tenho dúvidas que esse plano está muito bem elaborado, pois ele foi escrito por técnicos que conhecem a realidade dos produtores rurais e do nosso bioma amazônico. Isso é fruto de muita pesquisa e conhecimento científico”, disse o presidente OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior.
O Plano ABC+ Amazonas prevê até 2030 a recuperação de pastagens degradadas, adoção sistemas de plantio direto de grãos e hortaliças, sistemas de integração de lavoura pecuária floresta e agroflorestais, bioinsumos, sistemas de irrigação, manejo de resíduos de produção animal, terminação intensiva de bovinos e redução de vulnerabilidade e aumento da resiliência dos sistemas de produção agropecuários em todo o estado.
A Superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Amazonas, Dionísia Campos, relata que o Governo do Estado, por meio da Sepror, ao lançar o Plano ABC+ confirma o compromisso com os produtores rurais para o desenvolvimento do setor primário amazonense.
“O plano está muito bem detalhado com medidas concretas para fortalecer a produção rural com sustentabilidade. Com os apoios de todos os agentes governamentais e financeiros vamos avançar cada vez mais”, diz Dionísia.
O Plano ABC+ é do Governo Federal, administrado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por meio de Grupos Gestores que são formados em cada estado.