Governo Amazonas promove ações por inclusão de pessoas com deficiência
A campanha tem como propósito fazer do mês de setembro um período de visibilidade e defesa pelos direitos das pessoas com deficiência

Fotos: Arquivo/ Sejusc
Durante todo o mês de setembro, o Governo do Amazonas realiza a campanha Setembro Verde, com uma série de ações sociais e educativas voltadas à inclusão e à valorização dos direitos das pessoas com deficiência (PcDs). A mobilização é coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) e tem como objetivo ampliar a conscientização sobre cidadania, acessibilidade e combate à discriminação.
A abertura oficial da campanha será marcada pela iluminação do Teatro Amazonas na cor verde, símbolo da esperança na luta por uma sociedade mais inclusiva. Ao longo do mês, estão previstas atividades como apresentações da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e do Regimento de Polícia Montada Coronel Bentes (RPMon), da Polícia Militar, além de ações educativas em parceria com órgãos como Arsepam, Procon-AM e IMMU, abordando temas como gratuidade no transporte público e atendimento prioritário.
De acordo com a secretária titular da SEPcD, Selma Banes, este mês é uma forma de reforçar e lutar pelos direitos PcD no estado, enfatizando os serviços da secretaria, a inclusão e a cidadania.
“Na campanha deste ano, nós estaremos realizando ações educativas, atividades e ações sociais, levaremos nossos serviços especializados para as comunidades. Tudo como um meio de reforçar a campanha e os direitos da pessoa com deficiência no estado do Amazonas”, enfatizou.
Setembro Verde
Instituída em 2015, a campanha tem como propósito fazer do mês de setembro um período de visibilidade e defesa pelos direitos das pessoas com deficiência. A cor verde simboliza a esperança na luta pela inclusão social.
A escolha do mês tem como alusão o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência que é celebrado nacionalmente, desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
A programação direcionada visa alcançar a sociedade de forma educativa sobre os direitos da pessoa com deficiência, bem como combater a violência, discriminação e capacitismo contra pessoa com deficiência.
Programação
02/09 - Abertura Setembro Verde no Teatro Amazonas
04/09 - Conhecendo a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da PMAM
08 a 12/09 - Ações educativas dos direitos de gratuidade e acesso prioritário, em parceria com ARSEPAM
08 a 12/09 - Ações educativas em conjunto com o Procon
15 a 17/09 - Ações educativas sobre as vagas PcD com o IMMU
18/09 - Dia de lazer e atividades culturais no CECF Magdalena Arce Daou
19/09 - Palestra e atividade paradesportiva no CECF Padre Pedro Vignola
24/09 - Palestra Educativa no CECF Magdalena Arce Daou
25/09 - Workshop de LIBRAS para servidores/colaboradores
26/09 - Apoio no Espetáculo inclusivo no Teatro Amazonas, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
30/09 - Conhecendo o Regimento de Polícia Montada Coronel Bentes (RPMon), da PMAM
Fonte: Agência Amazonas