Gol e Azul encerram negociações de fusão e acordo de codeshare
A Gol esclareceu que a decisão foi tomada por conta do não avanço das negociações

Foto: Igor Santorsula/PlaneSpotters | Divulgação/Embraer
O Grupo Abra, controlador da Gol, notificou a Azul nesta quinta-feira (25) sobre o fim das negociações para uma possível fusão entre as duas companhias aéreas. O encerramento também abrange o acordo de codeshare, firmado em maio de 2024.
No comunicado, a Gol esclareceu que a decisão foi tomada por conta do não avanço das negociações. "Após a assinatura do Memorando de Entendimentos de 15 de janeiro de 2025, a Abra tem se colocado à disposição para continuar avançando nas discussões rumo a uma combinação de negócios. No entanto, as partes não tiveram discussões significativas", diz a nota.
O grupo também citou mudanças no cenário desde a assinatura do memorando de entendimento (MoU) e o pré-arquivamento no Cade, destacando que as condições atuais das empresas são diferentes daquelas de quando as tratativas começaram.
Ainda em nota, a Abra afirmou que, mesmo com as discussões correndo em paralelo ao Chapter 11 (processo de recuperação judicial dos Estados Unidos) da Azul, não houve grandes negociações.
“Como resultado, por boa ordem e conforme o acordo de confidencialidade, através da presente, a Abra apresenta notificação por escrito à Azul de que a está encerrando as discussões com relação a uma possível transação”, explica.
O Grupo Abra encerrou seu posicionamento afirmando que ainda vê mérito em uma possível fusão entre Azul e Gol. “A Abra está pronta, disposta e disponível para dialogar com os stakeholders aplicáveis”, declarou.
Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos ressaltou que o setor aéreo brasileiro segue em expansão, com alta na demanda por voos nacionais e internacionais, o que se reflete em um número crescente de passageiros viajando pelo país.
"A Gol concluiu recentemente seu processo de reestruturação internacional (Chapter 11) e segue em expansão. A Azul também está em fase de reorganização. O MPor acompanha a decisão e reforça que o país continuará contando com três grandes companhias aéreas (Gol, Azul e Latam), o que garante competitividade e mais opções para os passageiros", declarou a pasta.
Fim do Codeshare
O Grupo Abra comunicou que solicitou a rescisão do acordo de codeshare firmado com a Azul em maio de 2024, que previa a integração das malhas aéreas das companhias no Brasil. Apesar do fim da parceria, a Gol garantiu que honrará todos os bilhetes vendidos sob o acordo.
A empresa reforçou seu compromisso com os clientes, destacando que opera atualmente 147 rotas domésticas e 42 internacionais.
No início de setembro, o Cade determinou que o contrato de codeshare fosse oficialmente notificado ao órgão em até 30 dias após a publicação da ata no Diário Oficial da União.
Até a conclusão da análise concorrencial, Gol e Azul estavam proibidas de ampliar as rotas incluídas no acordo de codeshare. Caso o contrato não fosse notificado ao Cade no prazo, ele seria automaticamente suspenso, mantendo apenas os bilhetes já emitidos.
O relator do caso, conselheiro Carlos Jacques, destacou que acordos de codeshare não estão isentos de análise antitruste e devem ser avaliados individualmente. Segundo ele, o Cade deve atuar preventivamente, levando em conta fatores como sobreposição de rotas, participação das companhias no mercado e possíveis efeitos semelhantes a uma fusão, especialmente no risco de coordenação entre concorrentes.