Geral

Fametro Parintins oferece atendimento jurídico gratuito por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas

Projeto do curso de Direito une aprendizado prático dos estudantes e assistência à comunidade com orientações jurídicas

27/10/2025 07h30 Por: Amanda Soares /Portal Clube Fm
Fametro Parintins oferece atendimento jurídico gratuito por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas

Foto: Amanda Soares

O curso de Direito da Fametro, em Parintins, realiza durante o mês de novembro as atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). A ação tem o objetivo de proporcionar aos acadêmicos a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ao mesmo tempo, oferecer assistência jurídica gratuita à população que necessita de orientação ou possui demandas judiciais.

 

 

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Fametro oferece atendimento jurídico gratuito nas áreas de Direito de Família, Cível, Trabalhista, Previdenciário e consultas na área Criminal. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no prédio da instituição, em Parintins. As dez primeiras pessoas a comparecerem têm a possibilidade de serem atendidas no mesmo dia; as demais deverão agendar o atendimento para outra data.

 

Coordenadora do curso de Direito, advogada Nádia Almeida. Foto: Amanda Soares 



A ação é supervisionada pelo professor Gustavo Godinho e pela coordenadora do curso de Direito da Fametro, advogada Nádia Almeida. Ela convida a população parintinense a conhecer o Núcleo de Práticas Jurídicas e reforça a importância do serviço como porta de entrada para o acesso à Justiça.

 

 

“Você que precisa de orientação no mundo jurídico, o Núcleo é um espaço em Parintins aberto para atender gratuitamente, sem necessidade de pagar consulta ou se preocupar com custos para ingressar com uma ação. Quando falamos em acesso à Justiça, sabemos que nem sempre é fácil encontrar profissionais disponíveis para oferecer uma consulta imediata. O Núcleo de Prática Jurídica está aqui exatamente para isso: esclarecer suas dúvidas e oferecer o suporte jurídico que você precisa”, destacou a coordenadora.

 




O NPJ também tem como propósito proporcionar aos estudantes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Direito. De acordo com a coordenadora Nádia Almeida, a iniciativa surgiu da necessidade de aproximar os alunos da realidade profissional e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço de extensão voltado à comunidade.

 

 

“Na faculdade, trabalhamos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. O NPJ faz parte desse processo, porque permite ao aluno vivenciar a prática jurídica. Não basta apenas o conhecimento teórico da sala de aula. É preciso aplicá-lo na resolução de casos reais. A partir do sétimo período, o estudante tem a chance de atender pessoas, compreender suas demandas e verificar se o conhecimento adquirido é suficiente para solucionar as situações apresentadas”, explicou a coordenadora.

 

 

A acadêmica Kamilly Rocha destacou a importância do Núcleo de Práticas Jurídicas para a formação dos estudantes do curso de Direito. “O Núcleo de Prática Jurídica tem sido essencial para nossa formação. Como alunos do oitavo período, essa vivência prática é fundamental tanto para o nosso futuro profissional quanto para consolidar o aprendizado adquirido ao longo do curso. Está sendo uma experiência maravilhosa”, afirmou a estudante.

 

 

A coordenação do curso reforça o convite à população parintinense para procurar o Núcleo de Práticas Jurídicas da Fametro e aproveitar a oportunidade de receber orientação gratuita. O espaço está aberto a todos que necessitam de esclarecimentos ou apoio em questões jurídicas, fortalecendo o acesso à Justiça e promovendo a integração entre a comunidade e o ambiente acadêmico.