Estudantes de Parintins recebem orientação vocacional e sobre políticas afirmativas
A iniciativa busca contribuir para que os estudantes façam escolhas conscientes e estejam mais preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e profissionais após a conclusão do ensino médio

Foto: Divulgação
Estudantes do ensino médio de cinco escolas da rede estadual em Parintins estão participando de um ciclo de palestras sobre orientação vocacional e políticas afirmativas de acesso ao ensino superior. A ação é promovida pelo setor psicossocial da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do município.
A programação contempla alunos do 3º ano das escolas Irmã Sá, Brandão de Amorim, Dom Gino Malvestio, Gláucio Gonçalves e Tomaszinho Meireles. As palestras são conduzidas por psicólogos e assistentes sociais da coordenadoria.
De acordo com a assistente social Marineide Nunes, a iniciativa é essencial para ajudar os estudantes a refletirem sobre o futuro acadêmico e profissional. “A orientação vocacional permite que os alunos conheçam melhor seus interesses e habilidades, enquanto as políticas afirmativas promovem igualdade de oportunidades no acesso à universidade”, destacou.
A atividade é dividida em dois momentos: o primeiro, conduzido pelos psicólogos, foca na orientação vocacional, auxiliando os jovens na identificação de aptidões e na escolha de uma carreira. O segundo aborda as políticas afirmativas, conduzido pelas assistentes sociais, com temas que incluem autoconhecimento, mercado de trabalho, tendências de carreira e processos seletivos para o ensino superior.
A iniciativa busca contribuir para que os estudantes façam escolhas conscientes e estejam mais preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e profissionais após a conclusão do ensino médio.