Deputada Carla Zambelli é presa na Itália
A parlamentar estava no país europeu desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

Foto: Felipe Rau / Estadão Conteúdo
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália, segundo confirmação do Ministério da Justiça. A parlamentar estava no país europeu desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio deste ano, a dez anos de prisão por crimes relacionados à invasão de sistema e falsidade ideológica.
Agentes da polícia italiana foram até o apartamento onde a deputada Carla Zambelli estava hospedada e efetuaram a prisão.
Em redes sociais, o deputado italiano, Ângelo Bonelli, revelou que foi ele quem deu o endereço de Zambelli para a polícia italiana.
“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar.
De acordo com a nota publicada pelo Ministério da Justiça, Carla Zambelli será submetida à extradição, que é um processo processo coletivo entre autoridades dos países para entregar uma pessoa condenada ou investigada.
"A presa era procurada por crimes praticados no Brasil e será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário", continua a nota.
O governo brasileiro já havia encaminhado um pedido formal de extradição da deputada Carla Zambelli às autoridades italianas. Considerada foragida da Justiça, ela teve seu nome incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, mecanismo que auxilia na localização e prisão de procurados internacionais.