Geral

Com um a menos, Flamengo mostra garra e garante vaga na final da Libertadores

Será a quinta vez que o Flamengo disputará a final da principal competição de clubes da América do Sul

30/10/2025 08h11 Por: Agência Brasil
Com um a menos, Flamengo mostra garra e garante vaga na final da Libertadores

Foto: Reprodução/Redes Sociais/ X

Mesmo com um jogador expulso, o Flamengo mostrou raça e determinação para segurar o empate sem gols contra o Racing (Argentina), na noite desta quarta-feira (29), no estádio El Cilindro, em Avellaneda. O resultado garantiu ao Rubro-Negro a vaga na grande final da Copa Libertadores da América.

 

A classificação veio graças à vitória por 1 a 0 no jogo de ida, disputado na semana passada, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Agora, o time da Gávea aguarda o vencedor da outra semifinal — entre Palmeiras e LDU, que venceu o primeiro confronto por 3 a 0 — para saber quem enfrentará na decisão marcada para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru.

 

Será a quinta vez que o Flamengo disputará a final da principal competição de clubes da América do Sul. O clube já chegou à decisão em 1981, 2019, 2021 e 2022, conquistando o título em três dessas ocasiões.

 

 

Primeiro tempo equilibrado e de grandes defesas

 

Flamengo e Racing protagonizaram um primeiro tempo muito movimentado, com boas oportunidades para os dois lados e atuações seguras dos goleiros. Logo aos 11 minutos, Rossi fez grande defesa em cabeçada de Conechny, evitando o gol argentino.

 

Pouco depois, Cambeses respondeu com uma defesa crucial. Após jogada pela direita entre Carrascal e Arrascaeta, o uruguaio cruzou rasteiro e a bola sobrou para Varela, que finalizou para defesa firme do goleiro do Racing.

 

Aos 33 minutos, Cambeses voltou a brilhar ao impedir um golaço de Arrascaeta. O meia do Flamengo arrancou da intermediária, driblou dois adversários e chutou forte, mas o goleiro argentino defendeu com o rosto, mantendo o placar zerado.

 

Nos minutos finais da primeira etapa, o Racing passou a apostar nas jogadas aéreas, pressionando a defesa rubro-negra. Ainda assim, a equipe comandada por Filipe Luís manteve a solidez defensiva e levou o empate sem gols para o intervalo.

 

Um homem a menos

 

Após o intervalo o andamento da partida foi condicionado por um lance. Logo aos 10 minutos, o equatoriano Plata revidou uma provocação de Rojo e acabou sendo expulso. Com um homem a menos, o técnico Filipe Luís optou por reforçar a defesa, colocando em campo mais um zagueiro, e deixar apenas Bruno Henrique no comando de ataque.

 

Desta forma o Flamengo passou a sofrer muita pressão, e teve que contar com o brilho de um jogador para garantir a classificação, o goleiro Rossi. A etapa final foi marcada por grandes defesas do argentino.

 

Os destaques foram uma cabeçada de Adrián Martínez, aos 24 minutos, e um chute à queima-roupa de Vietto, já aos 46 minutos. Porém, Rossi mostrou muita categoria para segurar o empate e levar o Rubro-Negro à final.