Coletiva de Palhaças apresenta “Maria Quer Ser Rio” em Belo Horizonte
A peça conta a trajetória de Mariazinha, uma menina com baixa visão que mora em uma casa flutuante no Rio Negro

Foto: Divulgação
O coletivo artístico amazonense Coletiva de Palhaças leva o espetáculo “Maria Quer Ser Rio” para Belo Horizonte neste sábado (20), às 16h, na Funarte MG, como parte da programação do Acessa BH 2025. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis na bilheteria uma hora antes do evento, sendo permitido apenas um ingresso por pessoa.
A peça conta a trajetória de Mariazinha, uma menina com baixa visão que mora em uma casa flutuante no Rio Negro. No reflexo das águas, ela conhece Candimba, uma coelha encantada que a guia por encontros com personagens mágicos, mostrando a riqueza da infância na região amazônica.
A produção utiliza bonecos e máscaras feitos de papelão pela artista Manuella Nogueira, além de narizes criados com caixas de ovo pela palhaça Laysa Souza, ressaltando o compromisso do grupo com uma arte sustentável e sensível.
Quem manipula Mariazinha e assina a direção é Ananda Guimarães, palhaça DEF, que ressalta:
“O espetáculo é muito necessário porque, normalmente, pessoas com deficiência são representadas dentro de modelos hegemônicos: ora com frágeis, ora como passivas, ora como exemplos de superação. No espetáculo, a gente propõe não só o protagonismo e o pertencimento de crianças com e sem deficiência, mas também se olhar numa nova ótica, numa nova perspectiva de ser e existir no mundo. Essa perspectiva mostra que crianças com deficiência não só a deficiência; a partir dela, elas podem criar, produzir e imaginar”.
A participação no evento é viabilizada pelo apoio da Secretaria de Cultura do Amazonas. A produção também contou com o suporte da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, através do Edital Macro de Chamamento Público nº 002/2024, que integra o projeto “Maria Quer Ser Rio – Infâncias para todas as crianças”. O projeto seguirá em outubro com apresentações em instituições socioassistenciais dedicadas à infância.
Ficha Técnica – Maria Quer Ser Rio
• Direção: Ananda Guimarães
• Palhaças: Ananda Guimarães, Iris Oliveira, Maria Fernanda Carmim e Thayná Liartes
• Direção de Arte e Criação Plástica: Manuella Nogueira
• Narizes Sustentáveis: Laysa Souza
• Direção Musical: Emily Danali e Luana Aranha
• Produção Musical: Carlos Torres
• Iluminação: Stephanie Lauriano e Emily Danali
• Produção Executiva: Stephanie Lauriano
• Assessoria de Imprensa: Maria Fernanda Carmim
•â â Fotografias: Emily Danali
Fonte: Acrítica