Boi Garantido realiza tradicional “Matança do Boi”
O evento foi realizado no Curral Tradicional da Baixa, conhecido como Curralzinho, e marcou o encerramento das celebrações folclóricas do Boi Garantido em Parintins

Foto: Sérgio Cole e Yasmin Cadore
Parintins celebrou na noite desta quinta-feira (17) a tradicional “Matança do Boi” Garantido, que marcou o encerramento das festividades folclóricas do Boi de Lindolfo Monteverde. O evento reuniu uma multidão no Curral Tradicional da Baixa, palco da encenação do auto do boi.
A dramatização começou por volta das 20h, com o boi tentando escapar pelas ruas da cidade, investindo contra os vaqueiros e o público, até ser capturado e levado de volta ao curral para a encenação da morte simbólica.
Realizada pela Associação Regional Lindolfo Monteverde (ARLMV), a festa é um resgate anual da tradição na Baixa da Xanda, mantendo vivo o legado do criador do Boi Garantido.
O apresentador Israel Paulain comandou a festa ao lado de Maria Monteverde, filha de Lindolfo, embalando o público com toadas clássicas ao som da batucada.
Para o vice-presidente do Garantido, Marialvo Brandão, a celebração reforça o espírito de vitória do boi vermelho e branco.
“O título de 2025 ainda está sendo comemorado. Hoje tivemos a fuga do boi e, no próximo fim de semana, faremos uma grande confraternização com todos que contribuíram para essa conquista histórica”, afirmou.