BANNER SUPERIOR
Ultimas Noticias

Aula inaugural marca início do curso de Medicina em Parintins

O evento marcou oficialmente o início de uma nova fase para a educação superior na região e para a área da saúde

27/08/2025 07h33 Por: Amanda Soares /Portal Clube Fm
Aula inaugural marca início do curso de Medicina em Parintins

Foto: Amanda Soares

Nesta terça-feira (26), Parintins viveu um momento histórico com a realização da aula inaugural do primeiro curso de Medicina ofertado no município, por meio de uma parceria entre a Universidade Santa Tereza e a Fametro. O evento marcou oficialmente o início de uma nova fase para a educação superior na região e para a área da saúde, atendendo a um antigo sonho da população que, por muitos anos, aguardou a chegada desse curso.


A solenidade reuniu autoridades municipais, representantes da instituição, professores, alunos e familiares, em um clima de emoção e celebração. O curso de Medicina representa não apenas a realização de um desejo antigo, mas também um avanço estratégico para a formação de profissionais dentro do próprio município, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras cidades e fortalecendo o sistema de saúde local.

 


O prefeito Mateus Assayag destacou a relevância da conquista para Parintins e para todo o interior do Amazonas:


“Esse é um sonho e um desejo antigo de muitos jovens e famílias. Hoje temos a oportunidade de ver nossos filhos e parentes se formando aqui, sem precisar sair da cidade. O Grupo de Educação Fametro já vem contribuindo com a formação de profissionais que estão sendo absorvidos pelo mercado local, inclusive pela Prefeitura. E quando falamos de Medicina, o desafio é ainda maior, porque trazer médicos para o interior do Amazonas não é fácil. Agora, com essa turma, damos um passo fundamental para mudar essa realidade”, ressaltou.


A vice-prefeita Vanessa Gonçalves também celebrou a importância do curso e o papel da parceria para tornar possível esse marco histórico:


“Eu fico muito feliz, pois estamos vivenciando um momento único para Parintins com a Faculdade Santa Tereza, a Fametro e a Prefeitura unidos em prol da educação e da saúde. Sabemos a dificuldade de muitos estudantes que precisavam sair de casa para estudar em Manaus. 
Agora, com o curso de Medicina em nossa cidade, eles poderão atuar desde cedo nas UBS e contribuir diretamente para melhorar os serviços de saúde do município”, destacou.


A coordenadora do curso, Dra. Caroline, lembrou os anos de espera e preparação até que esse sonho se concretizasse. Para ela, a pandemia reforçou ainda mais a necessidade de formar profissionais locais:


“Hoje é um dia muito especial. Estamos iniciando o ano letivo do primeiro curso de Medicina de Parintins, algo que foi planejado por anos. A pandemia nos mostrou como é essencial formar profissionais do Amazonas para o Amazonas. Chegamos a esse momento com um misto de desafio, alegria e expectativa, sabendo da responsabilidade que temos com os alunos e com a comunidade”, afirmou.


A emoção também esteve presente entre os estudantes que ingressam na primeira turma. A aluna Alessandra Gadelha compartilhou a realização pessoal:


“Estou muito feliz de iniciar o curso de Medicina na Santa Tereza. Sempre foi meu sonho e agora estou vivendo essa conquista. Quero me dedicar para me tornar uma ótima profissional e ajudar a melhorar a saúde do município”, disse com entusiasmo.


A diretora da Fametro, professora Ana Rosa, reforçou o compromisso do grupo educacional em apoiar o desenvolvimento do interior do Amazonas:


“Estamos muito felizes com esse momento. Para nós, é uma grande honra acompanhar o início dessa turma de Medicina em Parintins. Com essa iniciativa, garantimos que os alunos possam permanecer no município, próximos das suas famílias, e ainda contribuímos para que a cidade e a região tenham profissionais formados dentro da própria realidade amazônica”, destacou.


Com uma infraestrutura moderna, metodologia de ensino inovadora e um corpo docente altamente qualificado, a Faculdade Santa Tereza reafirma, por meio deste curso, o seu compromisso com a interiorização da educação superior. Mais do que formar médicos, a instituição busca preparar profissionais comprometidos com a melhoria da saúde pública e com as necessidades específicas da população de Parintins e de todo o Amazonas.