Geral

Audiência Pública discute falta de energia elétrica na zona rural de Parintins

A iniciativa teve o objetivo de buscar soluções concretas para os recorrente problemas no fornecimento de energia elétrica

07/10/2025 10h58 Por: Nildo Silva
Audiência Pública discute falta de energia elétrica na zona rural de Parintins

Foto: Divulgação

Nesta última segunda-feira (06), a Câmara Municipal de Parintins realizou uma Audiência Pública com o objetivo de buscar soluções concretas para os recorrente problemas no fornecimento de energia elétrica na Zona Rural de Parintins. De autoria do vereador Alex Garcia e presidida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Cabo Linhares, a iniciativa teve como foco, também, firmar uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Parintins, a concessionária Amazonas Energia e demais órgãos competentes.

 

 

Durante o evento, o vereador Alex Garcia apresentou o Termo de Compromisso pela Energia Rural de Parintins, com o objetivo de implementar ações que garantam o direito ao acesso à energia de forma regular e de qualidade.

 

 

“Com certeza, ouvir a comunidade e atender à demanda da população é algo muito importante. Com este termo que assinamos hoje, se Deus quiser, as coisas irão acontecer, em parceria com a prefeitura, o Ministério Público, que está acompanhando, e a empresa Amazonas Energia, que se compromete a cumprir as normas e atender melhor a cidade, bem como a zona rural, que tem sofrido bastante com a falta de energia no município de Parintins.”

 

 

A prefeita em exercício de Parintins, Vanessa Gonçalves, também participou do evento e reafirmou o compromisso da gestão municipal em apoiar ativamente a solução do problema.

 

“Este momento tem justamente o objetivo de buscar uma solução para o povo da zona rural, uma solução real, porque diariamente recebemos essas demandas relacionadas à falta de energia. Estamos aqui para colocar a Prefeitura de Parintins à disposição, para dialogar, verificar o que é melhor e identificar como podemos contribuir. Cada um precisa cumprir seu papel, mas a prefeitura também está pronta para colaborar no que for necessário.”, destacou a prefeita

 

Amazonas Energia pede apoio logístico do município. Representando a concessionária, Radyr Gomes destacou que a presença de vegetação e obstáculos nos ramais vicinais dificultam o trabalho das equipes técnicas. Ele reforçou a necessidade do apoio municipal.

 

“A gente observa o estado e o município e precisa garantir os acessos para a população. Sei que é difícil, porque na maior parte das vezes nossas estradas são rios, igarapés e lagos, e o deslocamento é feito de canoa. Durante o período de seca, a situação piora. É importante que todos entendam essa situação para que possam colaborar. Quanto à comunicação de falta de energia, quem deve entrar em contato é o cliente, ligando para o 0800 701 3001 para informar o problema.”

 

O presidente da Câmara, vereador Cabo Linhares, avaliou a audiência como um marco para a resolução de um problema histórico no município. “Esta audiência pública tem o objetivo de tratar da deficiência da energia elétrica, não apenas na cidade, mas principalmente na zona rural. A falta de energia tem prejudicado muitas comunidades, afetando escolas e até a alimentação das crianças, que acaba sendo desperdiçada. Queremos uma resposta dos responsáveis da empresa Amazonas Energia. Dessa forma, a realização desta audiência pública garante à população a ciência de que a Câmara Municipal está cumprindo seu papel, cobrando os setores competentes.”, afirmou o presidente da Câmara.